quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Favoritos avançam e o Panamá também


Favoritos avançam e o Panamá também

Não houve surpresas no oitavo dia de jogos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, com os últimos confrontos pelos Grupos B e D cumprindo à risca o roteiro previsto. A notícia é boa para quatro equipes com pretensões ao título: Argentina, Irã, Itália e Espanha avançaram às oitavas de final após conquistarem vitórias impressionantes na rodada decisiva.

Já para a Austrália e para os estreantes México e Marrocos, é chegada a hora de voltar para casa. Por outro lado, a derrota não decretou o fim da aventura para o também debutante Panamá. Apesar de terem caído por 4 a 3 diante dos iranianos, os panamenhos se classificaram aos mata-matas como um dos melhores terceiros colocados.

Os resultados
México 2 x 5 Itália
Austrália 1 x 7 Argentina 
Irã 4 x 3 Panamá
Marrocos 1 x 5 Espanha

O gol do dia
México 2 x 3 Itália, Morgan Plata, 33min50s 
Muitos dos gols mais bonitos do futebol de salão nascem de complexas jogadas coletivas, mas o do mexicano Plata foi obra de puro brilhantismo individual. Ele roubou a bola no próprio campo de defesa e embarcou numa memorável arrancada em direção à área italiana, deixando um jogador adversário no chão antes de encobrir o goleiro com muita sutileza e categoria.

Momentos marcantes
Falcão do Huamark ganha o coração da torcida
O Mundial tailandês está proporcionando partidas espetaculares, e mais uma aconteceu na vitória de 5 a 2 da Itália contra o México no Ginásio Huamark. Mas desta vez não foram só os jogadores que produziram o espetáculo. Quem voltou para dar show foi um falcão que havia pousado em quadra durante o jogo entre Egito e República Tcheca na última terça-feira. Nesta quarta, o pássaro preferiu pousar próximo à marca do pênalti de ambos os goleiros, desafiando-os a tentarem uma captura. Integrantes da comissão técnica da Itália e voluntários do torneio também partiram para a caçada, mas os espectadores ficaram claramente do lado do falcão, aplaudindo e torcendo a cada novo drible do "astro".

Um golaço que não foi
Embora colocar a bola na rede seja o objetivo do futebol, às vezes um gol perdido pode ser tão inesquecível quanto os mais belos golaços. O que Pelé perdeu depois de driblar o goleiro do Uruguai no Mundial de 1970 é um exemplo clássico, e hoje Alan Calo teve a mesma infelicidade no triunfo de 7 a 1 da Argentina contra a Austrália. Depois de deixar o seu marcador desconcertado com um drible de grande ousadia, o camisa 14 argentino se livrou do goleiro e concluiu a eletrizante jogada com um chute que acabou passando rente ao travessão. Não faltaram gols na partida, mas o que Calo perdeu continuou produzindo reações de admiração do público toda vez que foi repetido nos telões do Estádio Nimibutr em Bangcoc.

Alemães entram na festa
É raro haver um Mundial sem a Alemanha, mas o fato de o país não ter se classificado à Tailândia 2012 não impediu que uma turma de alemães fizesse uma longa peregrinação até o sudeste asiático. Muita gente no Ginásio Huamark deve ter achado que o animado grupo de estudantes estava no torneio errado quando eles começaram a entoar hinos da torcida alemã e a agitar a bandeira germânica. Durante os jogos, porém, os bem-humorados torcedores alemães se empenharam em incentivar os azarões, vibrando muito com as jogadas de México e Marrocos. "Viemos para incrementar a festa", explicaram eles ao FIFA.com, com a missão evidentemente cumprida.

O número
100 — O primeiro gol de Cristian Borruto contra a Austrália foi o centésimo da Argentina na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A Albiceleste é a quinta equipe a alcançar a marca, depois de Brasil,Espanha, Rússia e Itália.

O que eles disseram
"O que realmente me surpreendeu foi o ritmo e a precisão com que algumas equipes jogam. Com aItália, por exemplo, foi um verdadeiro prazer simplesmente estar na mesma quadra." Ramón Raya, técnico do México, sobre as lições aprendidas na primeira participação do país em Mundiais

Programação
Sexta-feira, 9 de novembro (hora local): 
Grupo E 
Sérvia x República Tcheca, 17h
Kuwait x Egito, 19h 

Grupo F 
Ilhas Salomão x Guatemala, 17h
Colômbia x Rússia, 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário