Conheça as equipes participantes da Copa do Mundo de Futsal da Fifa Tailândia 2012
África
Egito (EGY)
Ontem
A seleção egípcia participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA desde 1996. Naquele ano, o Egito se tornou o primeiro país africano a conquistar uma vitória no torneio, goleando a Austrália por 8 a 2. Na edição seguinte, voltou a fazer história ao se classificar à segunda fase, algo inédito entre as seleções da África, graças a dois triunfos sobre Uruguai e Tailândia. Depois de superarem a Rússia na segunda fase, os faraós sucumbiram diante de Argentina e Brasil e acabaram eliminados. Em 2004 e 2008, porém, eles foram eliminados ao final da fase de grupos.
Hoje
O Egito chega ao Mundial na Tailândia como a segunda melhor equipe do continente africano, atrás da Líbia. Favorita à vaga, a equipe egípcia passou com facilidade pela Nigéria, vencendo o jogo de ida por 8 a 2 e forçando o adversário a desistir de disputar a segunda partida.
Amanhã
O técnico do Egito não promete milagres, mas espera conseguir resultados que devolvam o brilho da seleção. Afinal, o país é uma das grandes forças do cenário internacional, com presença constante na Copa Africana de Futsal e participação nos últimos cinco Mundiais.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Mahmoud Abdel Hakim e Ahmed Yosri
Campanha nas eliminatórias
O Egito disputou três jogos para se classificar à Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, marcando 17 gols e sofrendo apenas cinco. Após acumular 9 a 3 na soma dos placares contra a Tunísia, os faraós atropelaram a Nigéria no primeiro confronto da terceira fase, e a diferença de seis tentos desmotivou os nigerianos a continuarem brigando pela vaga.
O número
5 — Incluindo esta de 2012, são as participações do Egito na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, recorde entre as seleções africanas.
Fifa.com
Marrocos (MAR)
Ontem
Antes de conquistar o bilhete para a Tailândia 2012, o Marrocos havia feito três tentativas frustradas de classificação para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, tendo sido eliminado em todas elas pelo rival e vizinho Egito. Desta vez, a ampliação do número de representantes africanos no Mundial beneficiou os magrebinos, que garantiram uma das três vagas reservadas para o continente.
Hoje
Terceira melhor seleção do ranking africano, o Marrocos era apontado como um dos favoritos para carimbar o passaporte rumo à Tailândia. Ainda que tenha confirmado as expectativas, porém, a derrota por 4 a 1 em casa diante de Moçambique, no último jogo das eliminatórias, mostrou que o técnico Hicham Dguig ainda tem muito trabalho pela frente se quiser levar a seleção além da fase de grupos. Apesar de tudo, Dguig está confiante nos seus jogadores. "É um sentimento de orgulho, mas também de enorme responsabilidade", disse.
Amanhã
"O mais importante era garantir a classificação, e nós conseguimos", comentou Dguig após a derrota por 4 a 1 para Moçambique em Rabat. "Apesar da grande vantagem que havíamos conquistado no primeiro jogo, em Maputo, não foi fácil obter a vaga. Agora, vamos corrigir os nossos erros e trabalhar o lado psicológico para o Mundial. Esperamos fazer bonito na Tailândia."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Adil Habil e Yahia Baya
Campanha nas eliminatórias
Assim como a Líbia, o Marrocos teve de disputar apenas duas partidas para assegurar a sua primeira participação na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Após o abandono de Guiné-Bissau, os magrebinos encararam Moçambique na fase final e conquistaram a classificação para a Tailândia com uma vitória por 7 a 6 na soma dos placares.
O número
7 — O Marrocos marcou sete gols para chegar à Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012. Após um triunfo por 6 a 2 em Moçambique, a seleção norte-africana foi goleada por 4 a 1 em casa, mas ainda assim garantiu a vaga por um gol de diferença.
Fifa.com
Líbia (LBY)
Ontem
Na primeira vez que a Líbia tentou se classificar para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, em 2000, a seleção não conseguiu passar pelo vizinho Egito e terminou o Campeonato Africano em terceiro lugar. A segunda tentativa veio oito anos depois, quando os líbios sediaram o torneio continental e venceram as seis partidas que disputaram, inclusive a final contra os egípcios, garantindo a vaga no Brasil 2008. Na primeira participação no Mundial, eles conquistaram um empate em 3 a 3 com o Uruguai na estreia, mas perderam os outros três jogos do grupo e caíram na primeira fase.
Hoje
A seleção que o técnico Pablo Prieto Perille levará para a Tailândia é muito diferente daquela que defendeu as cores nacionais na Copa do Mundo de Futsal da FIFA disputada há quatro anos, no Brasil. O treinador espanhol, considerado um dos melhores do mundo, assumiu o comando da Líbia em 2010 e classificou o país ao Mundial deste ano com uma vitória tranquila sobre a África do Sul, por 10 a 4 na soma dos placares.
Amanhã
"Ainda é muito cedo para dizer o que esperamos do torneio, mas, com uma boa preparação, estaremos prontos para o desafio", disse Fauzi Belhaj, que coordena o futsal da Líbia e integra o Comitê de Futsal da FIFA. "Pouco antes de viajar para a Tailândia, disputaremos o Campeonato Norte-Africano no Marrocos, que será um bom teste para a seleção."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Abdulsallam Sharada, Yousef Musbah (goleiro), Ahmed Fateh
Campanha nas eliminatórias
A Líbia teve de jogar apenas duas partidas para chegar à Tailândia, depois que Camarões abandonou a disputa na segunda fase. No confronto decisivo, os líbios enfrentaram uma emergente seleção sul-africana e, embora tenham mandado o seu jogo na Tunísia, golearam a adversária por 4 a 0. No duelo de volta, na África do Sul, os norte-africanos ganharam por 6 a 4.
O número
2 — Depois de disputar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008, a Líbia fará na Tailândia 2012 a sua segunda participação no grande torneio global.
Fifa.com
América Central e do Norte
Panamá (PAN)
Ontem
A primeira classificação do Panamá à Copa do Mundo de Futsal da FIFA é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2004, quando os panamenhos estrearam no Campeonato de Futsal da CONCACAF. Naquela edição, eles não chegaram às semifinais por um ponto. Quatro anos depois, conseguiram ir um pouco além, mas o quarto lugar não foi suficiente para a classificação ao Mundial disputado no Brasil. O terceiro lugar deste ano foi, portanto, o seu melhor desempenho nas eliminatórias.
Hoje
Depois de assumir em meados de abril, o treinador cubano Agustín Campuzano López disse que o Panamá precisava melhorar na defesa, mas que tinha um grande ataque que poderia ser suficiente para garantir lugar no Mundial. O diagnóstico foi preciso, já que os panamenhos derrubaram os EUA por 5 a 2 na abertura do Grupo A, caíram diante da anfitriã Guatemala pelo mesmo placar e selaram a classificação ao fazerem 8 a 5 no Canadá. A previsível derrota por 4 a 1 diante da Costa Rica nas semifinais não desanimou a equipe, que subiu ao pódio depois de bater o México por 6 a 4.
Amanhã
"Mostramos poder ofensivo, mais temos consciência de todo o trabalho necessário no aspecto defensivo", disse Campuzano López, membro da comissão técnica de Cuba na Espanha 1996, Guatemala 2000 e Taipei 2004. "Tenho experiência no Mundial e sei que estaremos preparados para enfrentar o desafio que vem pela frente."
Destaques da atualidade
Carlos Pérez, Carlos Goodrige, Oscar Hinks, Miguel Lasso.
Campanha nas eliminatórias
Em cinco jogos disputados, o Panamá ganhou três e perdeu dois, com 22 gols a favor e 20 contra. O pivô Miguel Lasso foi o artilheiro das eliminatórias, com nove gols marcados.
O número
22 — Os gols marcados no Campeonato da CONCACAF pela seleção do Panamá, que, com 4,4 tentos por jogo, teve o ataque mais eficiente da competição.
Guatemala (GUA)
Ontem
A Guatemala disputará a sua terceira Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Tailândia 2012, procurando manter uma firme evolução no torneio. A primeira participação da seleção centro-americana, como anfitriã da edição de 2000, terminou com uma avassaladora derrota diante do Brasil por 29 a 2, a qual ofuscou a histórica vitória sobre o Cazaquistão na partida anterior. Em 2008, porém, o desempenho foi bem diferente, com os guatemaltecos competindo de igual para igual contra adversários de relevo. Terceira colocada entre os cinco integrantes do grupo, a equipe deixou escapar por pouco a classificação para a segunda fase, mas voltou para casa com uma vitória por 1 a 0 sobre o Egito e uma goleada por 10 a 1 diante da China, terminando a competição com saldo positivo de cinco gols.
Hoje
Embora não tenha atravessado grandes dificuldades para garantir a vaga na Tailândia 2012, a Guatemala saiu decepcionada do Campeonato de Futsal da América do Norte, América Central e Caribe, disputado em julho, após não ter conseguido defender o título continental diante da própria torcida. A seleção de Eduardo Estrada entrou na competição como favorita e justificou a condição durante a fase de grupos e nas semifinais, mas uma derrota por 3 a 2 na decisão contra a Costa Rica lhe custou o troféu. Apesar disso, a campanha de quatro vitórias em cinco jogos, com 19 gols marcados e apenas nove sofridos, indica que os guatemaltecos estão mais do que prontos para o desafio mundial do próximo mês de novembro, na Ásia.
Amanhã
A Tailândia 2012 está sendo vista pela Guatemala como uma grande oportunidade para que a seleção se consolide como uma das potências do futebol na região. A criação da liga nacional de futsal em 2003 deu um impulso enorme ao esporte no país, mas Estrada sabe que apenas bons resultados dentro das quadras poderão manter esse ímpeto. "O impacto (da liga) é grande, mas tudo depende do desempenho da seleção", disse o técnico. "Ela despertou o interesse de muitos jovens, que já jogavam futsal e agora querem defender o país."
Destaques da atualidade
Alan Josue Aguilar, Humberto Armando Escobar, Jose Rafael Gonzalez
Campanha nas eliminatórias
A Guatemala passou pela fase de grupos do Campeonato de Futsal da América do Norte, América Central e Caribe com três vitórias consecutivas sobre Canadá (7 a 3), Panamá (5 a 2) e Estados Unidos (2 a 1). Após um triunfo tranquilo nas semifinais contra o México, por 3 a 0, a seleção de Estrada sucumbiu diante da Costa Rica, que ganhou a decisão por 3 a 2 e ergueu a taça.
O número
7.500 — Foram os espectadores que lotaram o Ginásio Poliesportivo da Cidade da Guatemala para apoiarem a seleção anfitriã, estabelecendo um novo recorde continental e comprovando a paixão dos guatemaltecos pelo futsal.
México (MEX)
Ontem
A seleção mexicana nunca havia conseguido encontrar o seu lugar ao sol entre Estados Unidos, Cuba, Guatemala e Costa Rica, mas agora participará da Copa do Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez. Em edições anteriores do Campeonato de Futsal da CONCACAF, o México chegou à semifinal quatro vezes em cinco oportunidades e terminou na terceira colocação do torneio inaugural, realizado na Guatemala em 1996.
Hoje
Com o aumento do número de participantes na festa máxima da disciplina, os mexicanos se classificaram à Tailândia 2012 depois de chegar às semifinais da quinta edição do Campeonato de Futsal da CONCACAF, disputado no começo de julho deste ano. A seleção asteca estreou na competição empatando com a Costa Rica, conquistou vitória apertada contra São Cristóvão e Névis e goleou Cuba no último jogo da primeira fase. Com isso, terminou na segunda colocação da chave, atrás dos costa-riquenhos pelos saldo de gols. A classificação à semifinal foi suficiente para garantir presença no Mundial tailandês.
Amanhã
Depois de se impor como uma das quatro forças no cenário regional, a equipe comandada por Ramón Raya tentará confirmar os progressos efetuados nos últimos anos. O técnico poderá contar com o elenco que se destacou no último campeonato continental, liderado pelo astro Miguel Ángel Limón. "Estamos trabalhando juntos há dois meses e estamos muito felizes por termos cumprido o objetivo", afirmou Raya, comentando sobre a trajetória do selecionado nas eliminatórias para a Tailândia 2012. "Agora vamos refletir sobre as próximas datas e amistosos, a fim de chegarmos prontos à Tailândia."
Destaques da atualidade
Miguel Ángel Limón, Francisco Cati, Adrián González, Morgan Plata e Carlos Alberto Ramírez.
Campanha nas eliminatórias
Os mexicanos embalaram na fase de grupos do Campeonato de Futsal da CONCACAF 2012 depois de empatarem em 4 a 4 com a Costa-Rica, futura vencedora da competição. Na segunda partida, derrotaram São Cristóvão e Névis por 5 a 4, antes de surpreenderem por 5 a 1 a seleção cubana, que havia se classificado às últimas quatro edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Com a vaga no Mundial assegurada, o México enfrentou a anfitriã Guatemala na semifinal. Desta vez, a experiência dos donos da casa falou mais alto e eles venceram com facilidade, por 3 a 0. Na disputa do terceiro lugar, a equipe asteca caiu diante do Panamá por 6 a 4 na decisão por pênaltis.
O número
4 — Os gols marcados por Miguel Ángel Limón, artilheiro mexicano do Campeonato de Futsal da CONCACAF 2012. Quatro também é a quantidade de jogadores do país com dois gols na competição (Francisco Cati, Adrián González, Morgan Plata e Carlos Alberto Ramírez).
Fifa.com
Costa Rica (CRC)
Ontem
Passaram-se 20 anos desde que a Costa Rica participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Na sua estreia no torneio, os costa-riquenhos foram eliminados em Hong Kong 1992 logo após a primeira fase depois de sofrerem três derrotas, contra Bélgica (2 x 6), Brasil (1 x 15) e Austrália (6 x 8), despedindo-se do torneio com um saldo de nove gols marcados e 29 sofridos. Oito anos mais tarde, a campanha na Guatemala 2000 não foi muito melhor, mas pelo menos a seleção costa-riquenha conquistou a primeira vitória em um Mundial de Futsal. A equipe da América Central derrotou a Austrália por 6 a 2, mas foi eliminada logo na fase de grupos devido a derrotas diante de Rússia e Croácia.
Hoje
No Campeonato da CONCACAF, disputado em julho na Guatemala, a Costa Rica conquistou o seu segundo título continental, 12 anos depois de conseguir o primeiro triunfo. Na final, a equipe do técnico Diego Solís venceu os guatemaltecos por 3 a 2 graças à excelente atuação do goleiro Jairo José Toruño.
Amanhã
A Costa Rica viajará com muita confiança para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, já que se sagrou campeã da sua confederação. O artilheiro Jorge Arigas, eleito o melhor jogador do Campeonato da CONCACAF, o habilidoso Diego Andrés Zuñiga e o goleiro Toruño são a espinha dorsal da boa seleção costa-riquenha que em novembro tentará repetir o bom desempenho no Mundial de Futsal. "Dedicamos esta classificação a toda a Costa Rica, às nossas famílias e ao treinador, que nos apoiou muito", afirmou Michel Córdoba após a classificação. "É uma alegria fazer parte desta equipe."
Destaques da atualidade
Jorge Arias, Jairo Jose Toruño, Diego Andres Zuñiga, Luis Alejandro Paniagua
Campanha nas eliminatórias
A Costa Rica começou com dificuldades no torneio continental. A equipe apenas empatou em 4 a 4 na estreia contra o México, mas derrotou a favorita Cuba por 2 a 1 no seu segundo jogo e terminou de forma excelente a fase de grupos ao golear São Cristóvão e Névis por 7 a 1. Após a vitória por 4 a 1 contra o Panamá nas semifinais, os costa-riquenhos superaram a anfitriã Guatemala por 3 a 2 para conseguirem o seu primeiro título desde o ano 2000.
O número
9 — Com apenas nove gols sofridos em cinco jogos, a Costa Rica teve a melhor defesa dentre as quatro seleções que se classificaram da CONCACAF. O goleiro Toruño foi eleito o melhor da sua posição no torneio.
Ásia
Ontem
Com dez títulos do Campeonato Asiático de Futsal e cinco participações consecutivas na Copa do Mundo de Futsal da FIFA no seu histórico, o Irã é indiscutivelmente a maior potência da Ásia na modalidade. Desde a ausência na Holanda 1989, edição inaugural do torneio, os iranianos nunca mais ficaram de fora deste grande evento. A melhor participação do país aconteceu em Hong Kong 1992, quando chegou às semifinais, mas ficou com a quarta colocação. E, apesar de não ter conseguido passar da primeira fase nas três edições seguintes, o Irã brilhou no Brasil 2008, oportunidade em que terminou no quinto lugar.
Hoje
O Campeonato Asiático de Futsal teve todos os holofotes voltados para o Irã, que chegou à competição disputada nos Emirados Árabes como atual tricampeão e maior candidato ao título. Como já era esperado, ficou em primeiro lugar do grupo com três vitórias e apenas um gol sofrido. Contudo, após superarem o Uzbequistão por 6 a 3 nas quartas de final e assegurarem passagem para o Mundial, os iranianos acabaram caindo diante da Tailândia por 5 a 4 na prorrogação. Nem mesmo os 4 a 0 sobre a Austrália na disputa pelo terceiro lugar serviram de consolo para uma nação acostumada com a vitória — esta foi apenas a segunda vez em 12 edições que a taça não ficou com o Irã.
Amanhã
Liderada pelos craques Vahid Shamsaee e Mohammad Taheri, a seleção iraniana tem material humano suficiente para dar o que falar na Tailândia. Pelo menos essa é a opinião do técnico Ali Sanei. "Isso serviu como um alerta para nós, temos de nos perguntar aonde queremos chegar no Mundial", admite. "Acredito que esta equipe pode estar entre as quatro melhores do mundo."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Mostafa Nazari (goleiro), Ali Hassanzadeh (ala), Mohammad Taheri (pivô) e Vahid Shamsaee (pivô).
Campanha nas eliminatórias
Das seis partidas que disputou no Campeonato Asiático de Futsal, o Irã venceu cinco e perdeu uma, marcou 45 gols e sofreu nove. Os maiores goleadores do combinado iraniano foram Ali Hassanzadeh e Vahid Shamsaee, com sete tentos cada, ainda que as seis assistências deste último tenham lhe garantido o título de artilheiro da Ásia pela oitava vez.
O número
5 — As edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA disputadas pelo Irã, cifra que faz desta a segunda seleção com o maior número de participações no torneio, ao lado de Austrália, Estados Unidos e Itália, e atrás de Brasil, Argentina e Espanha.
Fifa.com
Ontem
Entre 1989 e 2004, a Austrália esteve presente em nas cinco edições consecutivas da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. No entanto, os australianos tiveram um desempenho medíocre no torneio até hoje. Nunca conseguiram passar da primeira fase, sofreram 12 derrotas e conseguiram apenas um empate e duas vitórias. O saldo de 24 gols marcados e 85 sofridos também não é nada bom. O país ficou de fora do Brasil 2008 depois de ser derrotado pela Tailândia nas quartas de final do Campeonato Asiático.
Hoje
A Austrália volta a disputar o Mundial de Futsal após oito anos. A equipe do técnico Steven Knight quer chegar mais longe na Tailândia 2012 do que nas edições anteriores do torneio. A classificação australiana no torneio classificatório jogado nos Emirados Árabes Unidos em maio foi um pouco surpreendente, mas totalmente merecida. Nas quartas de final contra o Kuwait, um empate no tempo regulamentar foi o suficiente para que as duas equipes garantissem vaga, já que a Tailândia também chegou às semifinais, mas já estava classificada por ser o país-sede.
Amanhã
Quatro jogadores que fizeram parte do elenco que disputou a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2004 ainda estão presentes na seleção australiana. O goleiro Peter Spathis e os jogadores de linha Danny Ngalufe, Simon Keith e Lachlan Wright são quatro experientes atletas comandados pelo técnico Knight. O quarteto contará com o apoio de Daniel Fogerty, artilheiro da equipe no Campeonato Asiático. O capitão Gregory Giovenali também é um dos principais jogadores da seleção da Austrália, que é formada apenas por jogadores amadores. "É emocionante uma seleção formada por atletas amadores se classificar para a Copa do Mundo", afirmou Giovenali após a classificação. "Toda a equipe só merece elogios, assim como o nosso treinador, que garantiu que conseguíssemos realizar esse milagre."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Fernando de Moraes, Chris Zeballos, Daniel Fogarty, Gregory Giovenali
Campanha nas eliminatórias
Os australianos chegaram às quartas de final do Campeonato Asiático de 2012 após vitórias contra Catar (3 x 1) e Coreia do Sul (6 x 0) e uma derrota contra o Irã (0 x 9). Na fase dos oito melhores, empataram por 2 a 2 no tempo regulamentar contra o Kuwait, o que foi o suficiente para que as duas seleções se classificassem para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Graças a um gol na prorrogação, a Austrália chegou às semifinais do torneio, mas foi derrotada por 3 a 0 pelo Japão. Na disputado bronze, a equipe sofreu nova derrota por 4 a 0, desta vez contra o Irã.
O número
8 – Os atletas australianos que marcaram gols no Campeonato Asiático de 2012. Com três gols, Daniel Fogarty foi o artilheiro da equipe.
Fifa.com
Japão (JPN)
Ontem
O Japão vem melhorando continuamente o seu desempenho na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O atual campeão da Copa de Futsal da Ásia esteve entre os participantes da primeira edição do torneio, em 1989, mas voltou para casa após sofrer três derrotas na primeira fase. Depois de três tentativas fracassadas de se classificar, o país voltou ao Mundial de Futsal em 2004 e conseguiu o seu primeiro ponto ao empatar por 1 a 1 com os EUA, mas foi novamente eliminado na fase de grupos. Quatro anos mais tarde, em um grupo muito competitivo, que contava com Brasil e Rússia, os japoneses conseguiram duas convincentes vitórias contra Cuba e Ilhas Salomão, apesar de terem sido eliminados precocemente mais uma vez.
Hoje
A classificação nipônica para a Tailândia 2012 não foi surpresa, mas poucas pessoas apostavam que a equipe do técnico Miguel Rodrigo conquistaria o título continental, já que o Irã havia vencido dez das 11 edições anteriores da Copa de Futsal da Ásia. O sucesso se baseou em uma excelente combinação entre organização defensiva e talento no ataque. O destaque da equipe foi o capitão Rafael Henmi.
Amanhã
Como ficou claro com a participação do Japão na Copa de Futsal da Ásia, o selecionado nipônico tentará chegar longe na Tailândia 2012. O técnico espanhol Miguel Rodrigo é conhecido por ter um muitos conhecimentos técnicos e uma grande capacidade motivacional. Jogadores como Henmi, Tetsuyi Murakami e o experiente Kenichiro Kogure serão uma pedra no sapato para as defesas adversárias. No entanto, Henmi, eleito o melhor jogador da Copa de Futsal da Ásia, enfatizou a importância de jogar com humildade. "Precisamos continuar a trabalhar duro", afirmou. "A nossa união e o nosso espírito de equipe foram essenciais, e espero que também seja assim na Copa do Mundo."
Nomes e números
Destaques do momento
Kenichiro Kogure, Rafael Henmi, Tetsuyi Murakami
Campanha nas eliminatórias
A triunfante campanha do Japão na Copa de Futsal da Ásia começou em meio ao nervosismo, já que o país só derrotou o Líbano na partida de abertura graças a um gol de Henmi nos últimos segundos. Depois disso, no entanto, o selecionado nipônico teve bastante tranquilidade, vencendo o grupo com mais duas vitórias por 6 a 1 contra Taipei e Tadjiquistão. Na fase de mata-mata, os japoneses venceram o Quirguistão por 1 a 0 e a Austrália por 3 a 0. Na final contra a Tailândia, os samurais conseguiram mais uma goleada, por 6 a 1 contra a Tailândia, e ficaram com o título continental.
O número
5 — Tendo sofrido somente cinco gols na vitoriosa campanha da Copa de Futsal da Ásia, apenas deles três na fase de mata-mata, o Japão teve a melhor defesa do torneio.
Fifa.com
Tailândia (THA)
Ontem
A Tailândia é indiscutivelmente uma das principais forças do futsal na Ásia. O país já foi quatro vezes o terceiro colocado do Campeonato Asiático de Futsal e, em 2008, chegou à final da competição. Os tailandeses também são conhecidos no cenário internacional, tendo disputado as três últimas edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Embora não tenha conseguido passar da primeira fase em nenhuma das participações, o conjunto fez algumas partidas excelentes, entre os quais uma vitória por 3 a 2 sobre a Austrália em Taipei 2004 e um triunfo por 5 a 3 sobre os Estados Unidos, há quatro anos, no Brasil.
Hoje
Nos últimos anos, a Tailândia vem atravessando um processo de renovação do elenco, com uma série de jovens talentos chegando ao selecionado para ocupar o vazio deixado pela saída de alguns jogadores consagrados. Quem lidera esta nova geração é o pivô Suphawut Thueanklang, de 22 anos, que já mostrou faro de gol tanto no clube como na seleção. Para complementar o entusiasmo mostrado por essas promessas em ascensão, veteranos como o fixo Panuwat Janta e o pivô Eakapong Suratsawang devem reassumir um papel crucial na equipe para o Mundial de novembro.
Amanhã
Classificada automaticamente para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA como país-sede, a Tailândia quer fazer história. Após a campanha decepcionante no Campeonato Asiático de Futsal de 2010, quando foi eliminada pela China nas quartas de final, a nova equipe do técnico Victor Hermans está determinada a apagar aquele fracasso com uma campanha convincente. "Nosso objetivo é chegar às quartas de final nesta Copa do Mundo, que disputaremos em casa", disse o dirigente Suttipun Wanwinwes ao FIFA.com. "Faremos o possível nos próximos dez meses, incluindo no Campeonato Asiático de 2012, para preparar a equipe de forma a alcançar essa meta."
Nomes e números
Destaques da equipe
Suphawut Thueanklang, Ekkapong Suratsawang, Surapong Tompa e Panuwat Janta.
A campanha de classificação
A Tailândia obteve a vaga automaticamente como país-sede.
O número
2 – O total de jogos que a Tailândia ganhou em suas três participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA.
Fifa.com
Europa
República Tcheca (CZE)
Ontem
Em 2004, a República Tcheca participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Na fase intermediária, também disputada em grupos, o país do Leste Europeu foi eliminado após sofrer derrotas contra Espanha (0x2), Portugal (4x8) e Itália (0x3). Há quatro anos no Brasil, a equipe do treinador Tomás Neumann não passou da primeira fase. Apesar de terem vencido o Uruguai e a Líbia, os tchecos não foram páreo para o Brasil, que acabou ficando com o título, e para o Irã. O maior triunfo do selecionado tcheco no futebol de salão foi o terceiro lugar na Eurocopa 2010.
Hoje
Na Euro 2012, disputada recentemente, a República Tcheca não demorou para ser eliminada. Após derrotas contra a anfitriã Croácia e a Romênia, o torneio continental chegou ao fim para os tchecos logo após a fase de grupos. O técnico Neumann, no entanto, continua confiando no experiente jogador Michal Mares. Aos 36 anos, ele disputará o seu segundo Mundial na Tailândia e foi um dos principais nomes da equipe na campanha do bronze na Euro 2010, ao lado do irmão Roman, de Lukas Resetar e Marek Kopecky.
Amanhã
Na Tailândia 2012, o grande objetivo dos tchecos é chegar até as quartas de final. Para isso, Neumann conta com inúmeros jogadores experientes e também com alguns jovens talentosos, como o meia-atacante Michal Seidler, de 22 anos, e o zagueiro Jiri Novotny, que em 2008 também integrou o elenco tcheco e entrou em quadra em três partidas da equipe.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Roman Mares, Michal Mares, Lukas Resetar, Marek Kopecky
Campanha nas eliminatórias
Depois de passar pela fase de grupos com triunfos sobre Holanda (5x1), Turquia (3x2) e Bielorrússia (5x2), a República Tcheca teve muitas dificuldades contra a Eslovênia nos playoffs para garantir a sua vaga na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Os tchecos perderam o jogo de ida por 2 a 0 e saíram perdendo por 1 a 0 na volta. No entanto, graças à experiência de Roman Mares, autor de dois gols, o país conseguiu a vitória por 4 a 1 e a classificação.
O número
4 — Quatro jogadores do elenco da República Tcheca tinham 35 anos ou mais durante as eliminatórias. No entanto, justamente essa experiência foi um dos fatores que ajudou os tchecos a se classificarem para o Mundial de Futsal.
Ontem
Em 1992, a antiga Iugoslávia se classificou para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA em Hong Kong. No entanto, devido à guerra civil que acontecia no país e às resoluções tomadas pela ONU, a seleção iugoslava foi excluída do Mundial. Desde então, a seleção sérvia se desenvolveu muito e se classificou para quatro Eurocopas de Futsal, marcando presença inclusive nas últimas três edições do torneio continental. Em 2010 e 2012, os sérvios só foram eliminados nas quartas de final. Há quatro anos, a equipe também chegou entre os oito melhores no Grand Prix de Futsal no Brasil, terminando na quinta colocação.
Hoje
Os sérvios vão participar pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Tailândia, depois de conseguirem a classificação derrotando a Hungria nas eliminatórias. Depois de chegar às quartas de final da última Eurocopa, no início de 2012, quando foi eliminada pela Rússia, que acabou ficando com o título, a equipe do técnico Aca Kovacevic fará de tudo para ter um desempenho convincente no principal torneio de futebol de salão do planeta.
Amanhã
O plantel de Kovacevic confia em uma saudável combinação entre jogadores experientes e jovens. Além disso, o país conta com um brilhante talento individual, o artilheiro Slobodan Rajcevic, que nas eliminatórias marcou cinco gols e deu duas assistências em cinco partidas. A jovem promessa Marko Prsic também teve um desempenho convincente, sobretudo na partida decisiva contra a Hungria, na qual marcou dois gols. A defesa também é muito consistente graças a Aleksandar Zivanovic, que também mostrou faro de gols ao balançar as redes três vezes no caminho para a Tailândia 2012. Vidan Bojovic, por fim, ganhou a Chuteira de Bronze na Eurocopa por ter marcado quatro gols.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Slobodan Rajcevic, Aleksandar Zivanovic, Miodrag Aksentijevic, Bojan Pavicevic, Vidan Bojovic
Campanha nas eliminatórias
A Sérvia garantiu a sua classificação para a Tailândia ao derrotar a Hungria nos mata-matas, depois de prevalecer na fase de grupos contra Eslovênia (3x1), Israel (4x4) e Moldávia (4x0). Contra o selecionado húngaro, os sérvios foram derrotados por 1 a 0 na partida de ida, mas reverteram a situação com uma goleada por 6 a 1 no segundo jogo em casa e garantiram a classificação sem dificuldades.
O número
3,4 — A média de gols por jogo da Sérvia nas eliminatórias. A maior goleada aconteceu justamente na partida decisiva contra a Hungria, quando o selecionado sérvio anotou seis tentos. No jogo de ida contra os húngaros, no entanto, a equipe não balançou as redes nenhuma vez e perdeu por 1 a 0.
Fifa.com
Ucrânia (UKR)
Ontem
A Ucrânia vem sendo presença constante na Copa do Mundo de Futsal da FIFA nos últimos 15 anos. O país ficou de fora de apenas uma das quatro edições já disputadas. A primeira participação aconteceu na Espanha, em 1996, quando a seleção ucraniana surpreendeu e ficou na quarta posição. Na partida pelo terceiro lugar, só perdeu da Rússia pelo placar apertado de 3 a 2. Após ficar de fora da Guatemala 2000, o país teve duas participações parecidas. Em ambas, os ucranianos classificaram-se com facilidade na primeira fase de grupos, mas foram eliminados em seguida. No Brasil 2008, não marcaram nenhum ponto nos três jogos da segunda fase.
Hoje
Além de ter se classificado para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA com grande dificuldade diante da Romênia, a Ucrânia ficou aquém das expectativas no último Campeonato Europeu de Futsal. Com a intenção declarada de ganharem uma medalha, e considerados "letais" pelo técnico espanhol José Venancio López, os ucranianos obtiveram uma vitória folgada sobre a Eslovênia na estreia, mas perderam da Espanha e caíram nos pênaltis diante da anfitriã Croácia nas quartas de final.
Amanhã
Na tentativa de garantir um lugar no pódio, o técnico Gennady Lysenchuk vem tentando reformular a equipe, dando mais agressividade a um esquema tradicionalmente baseado na defesa e no contra-ataque. "Hoje estamos variando mais a nossa tática", explica. "Marcamos muito bem sob pressão e, quando necessário, conseguimos nos defender muito bem. Também somos fortes em jogadas de bola parada."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Valeriy Legchanov, Maxym Pavlenko, Sergiy Cheporniuk
Campanha nas eliminatórias
Três vitórias e duas derrotas nas eliminatórias europeias foram suficientes para classificar a Ucrânia. O selecionado superou a fase principal após derrotar a Macedônia por 2 a 1 e a Croácia por 4 a 1, mas fechou a etapa com uma derrota diante do Azerbaijão. No play-off decisivo, goleou a Romênia por 4 a 0 fora de casa, mas sofreu uma derrota por 4 a 1 diante da própria torcida e quase deixou a classificação escapar.
O número
0 — As derrotas da Ucrânia na primeira fase da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008, com vitórias sobre China, Egito e Guatemala, além de um empate com a Argentina.
Fifa.com
Portugal (POR)
Ontem
Depois de ficar de fora das três primeiras edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, Portugal passou a ser participante assíduo da competição, chegando à sua quarta aparição consecutiva na Tailândia 2012. A melhor campanha lusa até o momento foi a primeira, na Guatemala 2000, onde terminou em terceiro lugar, depois de perder para o Brasil nas semifinais e vencer a Rússia na disputa pelo bronze. Em seguida, a seleção das Quinas não passou da segunda fase de grupos em Taipei 2004 e sucumbiu na etapa inicial do Brasil 2008.
Hoje
Com uma seleção baseada no elenco que disputou o último Mundial, Portugal se impôs sobre os adversários nas eliminatórias para a Tailândia 2012. Na fase principal, venceu a chave com triunfos sobre Lituânia (3 a 0), França (6 a 0) e Eslováquia (5 a 1). Já no confronto decisivo contra a Bielorrússia, não teve maiores dificudades para confirmar a vaga, fazendo 11 a 2 na soma dos placares.
Amanhã
"É claro que podemos superar a campanha do Mundial de 2008", garantiu o técnico Jorge Braz após a goleada por 4 a 1 na partida de volta contra os bielorrussos. "Temos um grande potencial. O importante agora é aproveitar o máximo deste grupo de excelentes jogadores, alguns dos quais estão entre os melhores do mundo."
Nomes e números
Destaques da atualidade
João Benedito (goleiro), Cardinal (fixo), Pedro Cary (fixo), Ricardinho (pivô)
Campanha nas eliminatórias
Portugal ganhou os cinco jogos que disputou no caminho rumo à Tailândia. No total, marcou 25 gols e sofreu três. O artilheiro da seleção foi Cardinal, com sete gols, seguido por Ricardinho, que anotou cinco.
O número
7 — Os sete gols marcados por Cardinal garantiram ao fixo de 26 anos a artilharia das eliminatórias europeias para a Tailândia. O experiente Ricardinho, por sua vez, terminou como líder em assistências, com cinco.
Fifa.com
Espanha (ESP)
Ontem
Depois da fraca campanha na Holanda 1989, primeira edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, em que não passou nem da fase de grupos, a Espanha se tornou uma indiscutível potência da modalidade, a ponto de ter sido a única equipe capaz de contestar a esmagadora supremacia do Brasil. Com efeito, após o terceiro lugar em Hong Kong 1992 e o vice-campeonato como anfitriã em 1996, a seleção ibérica conquistou dois títulos consecutivos, na Guatemala 2000 e em Taipei 2004, superando os brasileiros na fase decisiva em ambas as ocasiões. Em 2008, os espanhóis tiveram uma nova chance de bater os rivais na final, mas o selecionado canarinho acabou erguendo a taça em casa, com uma vitória na disputa de pênaltis.
Hoje
Após ser vice-campeão no Brasil, o técnico Venancio López iniciou um bem-sucedido processo de renovação, que em 2012 culminou no tetracampeonato europeu consecutivo. A supremacia continental da Espanha ganhou novos capítulos nas eliminatórias para a Tailândia, com vitórias sobre Noruega (8 a 0), Bélgica (6 a 0) e Bósnia e Herzegovina (6 a 0) na etapa principal e outras duas no confronto decisivo contra a Eslováquia (12 a 0 na soma dos placares).
Amanhã
"A nossa seleção nunca tira o pé do acelerador", disse López após a partida de volta contra os eslovacos. "Estamos há 108 jogos sem perder, quase sete anos, justamente por causa da mentalidade competitiva do grupo. Apesar da goleada por 4 a 0 que aplicamos no jogo de ida, sabíamos que a partida poderia ser fácil ou difícil, mas, sempre que possível, devemos jogar com o máximo de intensidade e concentração. Vamos tentar continuar assim."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Juanjo (goleiro), Luis Amado (goleiro), Kike (fixo), Ortiz (fixo), Álvaro (ala), Sergio (ala), Fernandão (pivô)
Campanha nas eliminatórias
A Espanha ganhou os cinco jogos que teve de disputar para carimbar a vaga na Tailândia. No total, marcou 32 gols e não sofreu nenhum. Os principais artilheiros foram Sergio e Fernandão, com seis gols cada um.
O número
44 — É a quantidade de partidas que a Fúria disputou na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, tendo sido a segunda seleção que mais vezes entrou em quadra na competição, atrás apenas do Brasil, com 49 jogos. Além disso, a Espanha integra, junto com Brasil e Argentina, a lista dos únicos países que marcaram presença nas seis edições do torneio realizadas até hoje.
Fifa.com
OCEANIA
América do Sul
Paraguai (PAR)
Ontem
Nas quatro edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA que disputou, o Paraguai nunca conseguiu sair da sombra de Brasil e Argentina, os dois gigantes sul-americanos do esporte. Depois de participar dos Mundiais realizados em 1989 e 1992, a seleção paraguaia ficou de fora da competição em duas ocasiões. Ela voltou a disputar o torneio em 2004, mas não passou da primeira fase. Em 2008, os paraguaios tiveram destaque e terminaram em primeiro no Grupo B, à frente da Itália. No entanto, na segunda fase da competição, a equipe acabou derrotada por Espanha, Rússia e Argentina.
Hoje
O nível da seleção paraguaia evoluiu muito nos últimos anos. Em 2011, a Albirroja foi campeã da Copa Mercosul, no Uruguai. As vitórias contra os donos da casa e contra os argentinos mostraram a ótima fase do selecionado. Ainda no ano passado, a equipe foi a terceira colocada na Copa América de Futsal, organizada pela Argentina. O sucesso foi confirmado recentemente, com a classificação à Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Os paraguaios se classificaram depois de perderem a final do Grupo B para os argentinos, na disputa por pênaltis.
Amanhã
Após o ótimo desempenho nas eliminatórias, o objetivo na Tailândia 2012 é realizar uma campanha melhor que as anteriores. Segundo o capitão Fabio Alcaraz, o progresso da seleção é resultado do clima entre os jogadores e do excelente trabalho do técnico brasileiro Fernando Ferretti. "Estamos juntos desde 2004 e chegou o tempo de ganharmos", afirmou o atleta. "Estamos acostumados a enfrentar as grandes equipes e gostamos disso. O novo técnico nos ajudou a mudar a nossa mentalidade, devemos muito a ele."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Fabio Alcaraz, Juan Salas, Walter Villalba, Pedro Ortiz
Campanha nas eliminatórias
O Paraguai terminou a primeira fase das eliminatórias no segundo lugar da chave, após vencer o Equador por 3 a 0, a Venezuela por 6 a 0 e o Uruguai por 4 a 2. Em seguida, perdeu para a Colômbia por 7 a 2. Na semifinal, a seleção paraguaia venceu o Brasil por 5 a 3 na prorrogação, mas perdeu a final contra a Argentina nos pênaltis.
O número
8 — Os jogadores da seleção do Paraguai que defendem clubes estrangeiros e participaram das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Todos jogam na Itália, sendo três na Roma: os gêmeos Emmanuel e Gabriel Ayala, além de Oscar Velázquez.
Fifa.com
Ontem
A seleção colombiana de futsal disputou a sua primeira partida oficial há menos de dez anos. Em agosto de 2003, os colombianos derrotaram a Bolívia por 5 a 2 na Copa América, iniciando com o pé direito a sua história. No entanto, depois de perder do Brasil por 5 a 3 em jogo muito disputado, a equipe foi eliminada logo ao término da primeira fase. No torneio continental há quatro anos, a Colômbia comemorou vitórias sobre Venezuela e Equador para ficar na quinta colocação. Mas a sua melhor colocação veio no ano passado, quando ficou invicta na primeira fase e só foi eliminada nas semifinais pela Argentina ao perder por 5 a 0. Na disputa do bronze, o país perdeu do Paraguai por 3 a 1.
Hoje
A Colômbia vem evoluindo na América do Sul. O crescimento da equipe do técnico Arney Fonnegra nos últimos anos foi constante, e sua primeira participação em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA não chega a ser surpresa. A seleção colombiana comprovou a sua força na Copa América 2011, quando superou na fase de grupos adversários como Paraguai e Uruguai.
Amanhã
A Colômbia conta com dois jogadores muito experientes, o goleiro Juan Lozano e Miguel Sierra, líderes da equipe comandada pelo técnico Fonnegra. Por sua vez, Angellot Caro e Andrés Camilo são jovens talentosos que deixaram claro com os seus gols nas eliminatórias que o futuro do país no futsal tem tudo para ser muito bom. Com cinco gols em seis partidas, Caro foi o artilheiro do selecionado colombiano. "Deixamos o Uruguai para trás, uma equipe que já se classificou três vezes para a Copa do Mundo e que conta com jogadores que atuam na Europa", afirmou Caro. "As chaves do nosso sucesso foram ordem, coragem e vontade de vencer."
Nomes e números
Destaques da atualidadeJuan Lozano, Miguel Sierra, Angellot Caro, Andrés Camilo
Campanha nas eliminatórias
A Colômbia ficou na primeira colocação do Grupo B após derrotar Uruguai (3 x 1), Paraguai (7 x 2) e Equador (5 x 0) e perder da Venezuela (5 x 4), garantindo assim vaga para a Tailândia 2012. Nas semifinais, o país foi derrotado pelo placar mínimo pela Argentina e, na disputa do bronze, perdeu do Brasil por 5 a 1.
O número
25,09 — A média de idade da Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012. O goleiro Lozano, de 29 anos, foi o jogador mais velho, enquanto Yefri Duque, de 20, foi o mais jovem.
Fifa.com
Argentina (ARG)
Ontem
Contando com a disputa deste ano, à qual chegará como campeã das eliminatórias sul-americanas, a Argentina é um dos três países a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, uma honra que divide com o tetracampeão Brasil e com a bicampeã Espanha. A Alviceleste teve como melhor desempenho o quarto lugar em Taipei 2004. À exceção da Espanha 1996, quando não passou da primeira fase, terminou as outras participações na segunda fase de grupos.
Hoje
Apesar da ausência de grandes jogadores que atuam na Europa, Fernando Larrañaga montou para as eliminatórias um plantel com média de 26 anos, com quatro remanescentes do Brasil 2008. Entre eles se destacaram o fixo Leandro Planas, que vai jogar o Mundial pela quinta vez, e Santiago Elías, o melhor goleiro do torneio classificatório. Os dois foram pilares de uma equipe que mostrou organização defensiva e eficácia no ataque. A Argentina ficou em segundo no grupo da primeira fase, perdendo apenas do Brasil por 3 a 0. No caminho rumo ao título, fez 1 a 0 na Colômbia nas semifinais e bateu o Paraguai nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal para erguer o troféu.
Amanhã
"Viajamos pensando na classificação, mas aproveitamos a oportunidade quando outros resultados nos colocaram de frente para o título", disse o técnico Larrañaga após a conquista. "O objetivo na Tailândia vai ser chegar às semifinais, mas vai depender dos jogadores com os quais contaremos: se formos com o grupo completo, ninguém deverá se surpreender se terminarmos entre os quatro primeiros."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Santiago Elías (goleiro), Sebastián Corazza (fixo), Leandro Planas (fixo), Maximiliano Rescia (ala), Santiago Basile (ala).
Campanha nas eliminatórias
A Argentina ganhou quatro jogos, perdeu um e empatou a final contra o Paraguai, obtendo depois a vitória nos pênaltis. Além disso, marcou 18 gols e sofreu seis, com a defesa menos vazada. O artilheiro foi Santiago Basile, com cinco bolas na rede.
O número
16 — As vitórias acumuladas pela Argentina na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O país é o quarto colocado na tabela histórica do torneio, atrás de Brasil (41), Espanha (35) e Itália (18).
Fifa.com
Brasil
Ontem
Com quatro títulos, o Brasil é a seleção mais vitoriosa da história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A Seleção dominou as primeiras edições do torneio, erguendo o troféu na Holanda em 1989, em Hong Kong em 1992 e na Espanha em 1996. O monopólio brasileiro foi quebrado pela Espanha, que derrotou a seleção canarinho na final do torneio de 2000, na Guatemala, e novamente na semifinal de 2004, em Taipei. Entretanto, o Brasil recuperou a supremacia em 2008, quando conquistou em casa o título mundial em uma final dramática vencida nos pênaltis diante da própria Espanha.
Hoje
Para um país que chegou na condição de campeão mundial, a campanha brasileira nas eliminatórias deixou um sabor amargo. Como já se esperava, os brasileiros passearam na fase de grupos. Com vitórias sobre Bolívia (15 x 1), Peru (9 x 0) e Argentina (3 x 0), a seleção canarinho classificou-se antecipadamente às semifinais. No entanto, a queda na semifinal diante do Paraguai abriu espaço para que os argentinos conquistassem o título, derrotando nos pênaltis os mesmos paraguaios.
Amanhã
A derrota contra o Paraguai pode mesmo ter sido um simples acidente do destino, até porque o Brasil voltou a jogar bem ao derrotar a Colômbia por 5 a 1 na decisão do bronze. Ao lado dos espanhóis, os brasileiros são considerados os favoritos na Tailândia. Mesmo assim, ainda há uma preocupação com a dependência excessiva do experiente Falcão. Escolhido o melhor jogador das duas últimas edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, o maior craque do selecionado terá 35 anos durante a competição no sudeste da Ásia. Mesmo assim, os sete gols marcados nas eliminatórias mostram que Falcão, que balançou as redes 34 vezes em 25 partidas na história do Mundial, tem tudo para repetir os melhores desempenhos.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Falcão, Jé, Sinoé
Campanha nas eliminatórias
O desempenho do Brasil não poderia ter sido mais impressionante na fase de grupos das eliminatórias sul-americanas, com quatro vitórias em quatro jogos, 37 gols marcados e apenas um gol sofrido. Entretanto, o país sofreu um raro tropeço e perdeu por 5 a 3 do Paraguai nas semifinais, ganhando como consolo a medalha de bronze ao derrotar a Colômbia.
O número
64 — Os gols marcados pelo Brasil na campanha vitoriosa na Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008, com média de 7,1 por partida.
África
Egito (EGY)
Ontem
A seleção egípcia participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA desde 1996. Naquele ano, o Egito se tornou o primeiro país africano a conquistar uma vitória no torneio, goleando a Austrália por 8 a 2. Na edição seguinte, voltou a fazer história ao se classificar à segunda fase, algo inédito entre as seleções da África, graças a dois triunfos sobre Uruguai e Tailândia. Depois de superarem a Rússia na segunda fase, os faraós sucumbiram diante de Argentina e Brasil e acabaram eliminados. Em 2004 e 2008, porém, eles foram eliminados ao final da fase de grupos.
Hoje
O Egito chega ao Mundial na Tailândia como a segunda melhor equipe do continente africano, atrás da Líbia. Favorita à vaga, a equipe egípcia passou com facilidade pela Nigéria, vencendo o jogo de ida por 8 a 2 e forçando o adversário a desistir de disputar a segunda partida.
Amanhã
O técnico do Egito não promete milagres, mas espera conseguir resultados que devolvam o brilho da seleção. Afinal, o país é uma das grandes forças do cenário internacional, com presença constante na Copa Africana de Futsal e participação nos últimos cinco Mundiais.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Mahmoud Abdel Hakim e Ahmed Yosri
Campanha nas eliminatórias
O Egito disputou três jogos para se classificar à Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, marcando 17 gols e sofrendo apenas cinco. Após acumular 9 a 3 na soma dos placares contra a Tunísia, os faraós atropelaram a Nigéria no primeiro confronto da terceira fase, e a diferença de seis tentos desmotivou os nigerianos a continuarem brigando pela vaga.
O número
5 — Incluindo esta de 2012, são as participações do Egito na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, recorde entre as seleções africanas.
Fifa.com
Marrocos (MAR)
Ontem
Antes de conquistar o bilhete para a Tailândia 2012, o Marrocos havia feito três tentativas frustradas de classificação para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, tendo sido eliminado em todas elas pelo rival e vizinho Egito. Desta vez, a ampliação do número de representantes africanos no Mundial beneficiou os magrebinos, que garantiram uma das três vagas reservadas para o continente.
Hoje
Terceira melhor seleção do ranking africano, o Marrocos era apontado como um dos favoritos para carimbar o passaporte rumo à Tailândia. Ainda que tenha confirmado as expectativas, porém, a derrota por 4 a 1 em casa diante de Moçambique, no último jogo das eliminatórias, mostrou que o técnico Hicham Dguig ainda tem muito trabalho pela frente se quiser levar a seleção além da fase de grupos. Apesar de tudo, Dguig está confiante nos seus jogadores. "É um sentimento de orgulho, mas também de enorme responsabilidade", disse.
Amanhã
"O mais importante era garantir a classificação, e nós conseguimos", comentou Dguig após a derrota por 4 a 1 para Moçambique em Rabat. "Apesar da grande vantagem que havíamos conquistado no primeiro jogo, em Maputo, não foi fácil obter a vaga. Agora, vamos corrigir os nossos erros e trabalhar o lado psicológico para o Mundial. Esperamos fazer bonito na Tailândia."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Adil Habil e Yahia Baya
Campanha nas eliminatórias
Assim como a Líbia, o Marrocos teve de disputar apenas duas partidas para assegurar a sua primeira participação na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Após o abandono de Guiné-Bissau, os magrebinos encararam Moçambique na fase final e conquistaram a classificação para a Tailândia com uma vitória por 7 a 6 na soma dos placares.
O número
7 — O Marrocos marcou sete gols para chegar à Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012. Após um triunfo por 6 a 2 em Moçambique, a seleção norte-africana foi goleada por 4 a 1 em casa, mas ainda assim garantiu a vaga por um gol de diferença.
Fifa.com
Líbia (LBY)
Ontem
Na primeira vez que a Líbia tentou se classificar para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, em 2000, a seleção não conseguiu passar pelo vizinho Egito e terminou o Campeonato Africano em terceiro lugar. A segunda tentativa veio oito anos depois, quando os líbios sediaram o torneio continental e venceram as seis partidas que disputaram, inclusive a final contra os egípcios, garantindo a vaga no Brasil 2008. Na primeira participação no Mundial, eles conquistaram um empate em 3 a 3 com o Uruguai na estreia, mas perderam os outros três jogos do grupo e caíram na primeira fase.
Hoje
A seleção que o técnico Pablo Prieto Perille levará para a Tailândia é muito diferente daquela que defendeu as cores nacionais na Copa do Mundo de Futsal da FIFA disputada há quatro anos, no Brasil. O treinador espanhol, considerado um dos melhores do mundo, assumiu o comando da Líbia em 2010 e classificou o país ao Mundial deste ano com uma vitória tranquila sobre a África do Sul, por 10 a 4 na soma dos placares.
Amanhã
"Ainda é muito cedo para dizer o que esperamos do torneio, mas, com uma boa preparação, estaremos prontos para o desafio", disse Fauzi Belhaj, que coordena o futsal da Líbia e integra o Comitê de Futsal da FIFA. "Pouco antes de viajar para a Tailândia, disputaremos o Campeonato Norte-Africano no Marrocos, que será um bom teste para a seleção."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Abdulsallam Sharada, Yousef Musbah (goleiro), Ahmed Fateh
Campanha nas eliminatórias
A Líbia teve de jogar apenas duas partidas para chegar à Tailândia, depois que Camarões abandonou a disputa na segunda fase. No confronto decisivo, os líbios enfrentaram uma emergente seleção sul-africana e, embora tenham mandado o seu jogo na Tunísia, golearam a adversária por 4 a 0. No duelo de volta, na África do Sul, os norte-africanos ganharam por 6 a 4.
O número
2 — Depois de disputar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008, a Líbia fará na Tailândia 2012 a sua segunda participação no grande torneio global.
Fifa.com
América Central e do Norte
Panamá (PAN)
Ontem
A primeira classificação do Panamá à Copa do Mundo de Futsal da FIFA é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2004, quando os panamenhos estrearam no Campeonato de Futsal da CONCACAF. Naquela edição, eles não chegaram às semifinais por um ponto. Quatro anos depois, conseguiram ir um pouco além, mas o quarto lugar não foi suficiente para a classificação ao Mundial disputado no Brasil. O terceiro lugar deste ano foi, portanto, o seu melhor desempenho nas eliminatórias.
Hoje
Depois de assumir em meados de abril, o treinador cubano Agustín Campuzano López disse que o Panamá precisava melhorar na defesa, mas que tinha um grande ataque que poderia ser suficiente para garantir lugar no Mundial. O diagnóstico foi preciso, já que os panamenhos derrubaram os EUA por 5 a 2 na abertura do Grupo A, caíram diante da anfitriã Guatemala pelo mesmo placar e selaram a classificação ao fazerem 8 a 5 no Canadá. A previsível derrota por 4 a 1 diante da Costa Rica nas semifinais não desanimou a equipe, que subiu ao pódio depois de bater o México por 6 a 4.
Amanhã
"Mostramos poder ofensivo, mais temos consciência de todo o trabalho necessário no aspecto defensivo", disse Campuzano López, membro da comissão técnica de Cuba na Espanha 1996, Guatemala 2000 e Taipei 2004. "Tenho experiência no Mundial e sei que estaremos preparados para enfrentar o desafio que vem pela frente."
Destaques da atualidade
Carlos Pérez, Carlos Goodrige, Oscar Hinks, Miguel Lasso.
Campanha nas eliminatórias
Em cinco jogos disputados, o Panamá ganhou três e perdeu dois, com 22 gols a favor e 20 contra. O pivô Miguel Lasso foi o artilheiro das eliminatórias, com nove gols marcados.
O número
22 — Os gols marcados no Campeonato da CONCACAF pela seleção do Panamá, que, com 4,4 tentos por jogo, teve o ataque mais eficiente da competição.
Guatemala (GUA)
Ontem
A Guatemala disputará a sua terceira Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Tailândia 2012, procurando manter uma firme evolução no torneio. A primeira participação da seleção centro-americana, como anfitriã da edição de 2000, terminou com uma avassaladora derrota diante do Brasil por 29 a 2, a qual ofuscou a histórica vitória sobre o Cazaquistão na partida anterior. Em 2008, porém, o desempenho foi bem diferente, com os guatemaltecos competindo de igual para igual contra adversários de relevo. Terceira colocada entre os cinco integrantes do grupo, a equipe deixou escapar por pouco a classificação para a segunda fase, mas voltou para casa com uma vitória por 1 a 0 sobre o Egito e uma goleada por 10 a 1 diante da China, terminando a competição com saldo positivo de cinco gols.
Hoje
Embora não tenha atravessado grandes dificuldades para garantir a vaga na Tailândia 2012, a Guatemala saiu decepcionada do Campeonato de Futsal da América do Norte, América Central e Caribe, disputado em julho, após não ter conseguido defender o título continental diante da própria torcida. A seleção de Eduardo Estrada entrou na competição como favorita e justificou a condição durante a fase de grupos e nas semifinais, mas uma derrota por 3 a 2 na decisão contra a Costa Rica lhe custou o troféu. Apesar disso, a campanha de quatro vitórias em cinco jogos, com 19 gols marcados e apenas nove sofridos, indica que os guatemaltecos estão mais do que prontos para o desafio mundial do próximo mês de novembro, na Ásia.
Amanhã
A Tailândia 2012 está sendo vista pela Guatemala como uma grande oportunidade para que a seleção se consolide como uma das potências do futebol na região. A criação da liga nacional de futsal em 2003 deu um impulso enorme ao esporte no país, mas Estrada sabe que apenas bons resultados dentro das quadras poderão manter esse ímpeto. "O impacto (da liga) é grande, mas tudo depende do desempenho da seleção", disse o técnico. "Ela despertou o interesse de muitos jovens, que já jogavam futsal e agora querem defender o país."
Destaques da atualidade
Alan Josue Aguilar, Humberto Armando Escobar, Jose Rafael Gonzalez
Campanha nas eliminatórias
A Guatemala passou pela fase de grupos do Campeonato de Futsal da América do Norte, América Central e Caribe com três vitórias consecutivas sobre Canadá (7 a 3), Panamá (5 a 2) e Estados Unidos (2 a 1). Após um triunfo tranquilo nas semifinais contra o México, por 3 a 0, a seleção de Estrada sucumbiu diante da Costa Rica, que ganhou a decisão por 3 a 2 e ergueu a taça.
O número
7.500 — Foram os espectadores que lotaram o Ginásio Poliesportivo da Cidade da Guatemala para apoiarem a seleção anfitriã, estabelecendo um novo recorde continental e comprovando a paixão dos guatemaltecos pelo futsal.
México (MEX)
Ontem
A seleção mexicana nunca havia conseguido encontrar o seu lugar ao sol entre Estados Unidos, Cuba, Guatemala e Costa Rica, mas agora participará da Copa do Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez. Em edições anteriores do Campeonato de Futsal da CONCACAF, o México chegou à semifinal quatro vezes em cinco oportunidades e terminou na terceira colocação do torneio inaugural, realizado na Guatemala em 1996.
Hoje
Com o aumento do número de participantes na festa máxima da disciplina, os mexicanos se classificaram à Tailândia 2012 depois de chegar às semifinais da quinta edição do Campeonato de Futsal da CONCACAF, disputado no começo de julho deste ano. A seleção asteca estreou na competição empatando com a Costa Rica, conquistou vitória apertada contra São Cristóvão e Névis e goleou Cuba no último jogo da primeira fase. Com isso, terminou na segunda colocação da chave, atrás dos costa-riquenhos pelos saldo de gols. A classificação à semifinal foi suficiente para garantir presença no Mundial tailandês.
Amanhã
Depois de se impor como uma das quatro forças no cenário regional, a equipe comandada por Ramón Raya tentará confirmar os progressos efetuados nos últimos anos. O técnico poderá contar com o elenco que se destacou no último campeonato continental, liderado pelo astro Miguel Ángel Limón. "Estamos trabalhando juntos há dois meses e estamos muito felizes por termos cumprido o objetivo", afirmou Raya, comentando sobre a trajetória do selecionado nas eliminatórias para a Tailândia 2012. "Agora vamos refletir sobre as próximas datas e amistosos, a fim de chegarmos prontos à Tailândia."
Destaques da atualidade
Miguel Ángel Limón, Francisco Cati, Adrián González, Morgan Plata e Carlos Alberto Ramírez.
Campanha nas eliminatórias
Os mexicanos embalaram na fase de grupos do Campeonato de Futsal da CONCACAF 2012 depois de empatarem em 4 a 4 com a Costa-Rica, futura vencedora da competição. Na segunda partida, derrotaram São Cristóvão e Névis por 5 a 4, antes de surpreenderem por 5 a 1 a seleção cubana, que havia se classificado às últimas quatro edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Com a vaga no Mundial assegurada, o México enfrentou a anfitriã Guatemala na semifinal. Desta vez, a experiência dos donos da casa falou mais alto e eles venceram com facilidade, por 3 a 0. Na disputa do terceiro lugar, a equipe asteca caiu diante do Panamá por 6 a 4 na decisão por pênaltis.
O número
4 — Os gols marcados por Miguel Ángel Limón, artilheiro mexicano do Campeonato de Futsal da CONCACAF 2012. Quatro também é a quantidade de jogadores do país com dois gols na competição (Francisco Cati, Adrián González, Morgan Plata e Carlos Alberto Ramírez).
Fifa.com
Costa Rica (CRC)
Ontem
Passaram-se 20 anos desde que a Costa Rica participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Na sua estreia no torneio, os costa-riquenhos foram eliminados em Hong Kong 1992 logo após a primeira fase depois de sofrerem três derrotas, contra Bélgica (2 x 6), Brasil (1 x 15) e Austrália (6 x 8), despedindo-se do torneio com um saldo de nove gols marcados e 29 sofridos. Oito anos mais tarde, a campanha na Guatemala 2000 não foi muito melhor, mas pelo menos a seleção costa-riquenha conquistou a primeira vitória em um Mundial de Futsal. A equipe da América Central derrotou a Austrália por 6 a 2, mas foi eliminada logo na fase de grupos devido a derrotas diante de Rússia e Croácia.
Hoje
No Campeonato da CONCACAF, disputado em julho na Guatemala, a Costa Rica conquistou o seu segundo título continental, 12 anos depois de conseguir o primeiro triunfo. Na final, a equipe do técnico Diego Solís venceu os guatemaltecos por 3 a 2 graças à excelente atuação do goleiro Jairo José Toruño.
Amanhã
A Costa Rica viajará com muita confiança para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, já que se sagrou campeã da sua confederação. O artilheiro Jorge Arigas, eleito o melhor jogador do Campeonato da CONCACAF, o habilidoso Diego Andrés Zuñiga e o goleiro Toruño são a espinha dorsal da boa seleção costa-riquenha que em novembro tentará repetir o bom desempenho no Mundial de Futsal. "Dedicamos esta classificação a toda a Costa Rica, às nossas famílias e ao treinador, que nos apoiou muito", afirmou Michel Córdoba após a classificação. "É uma alegria fazer parte desta equipe."
Destaques da atualidade
Jorge Arias, Jairo Jose Toruño, Diego Andres Zuñiga, Luis Alejandro Paniagua
Campanha nas eliminatórias
A Costa Rica começou com dificuldades no torneio continental. A equipe apenas empatou em 4 a 4 na estreia contra o México, mas derrotou a favorita Cuba por 2 a 1 no seu segundo jogo e terminou de forma excelente a fase de grupos ao golear São Cristóvão e Névis por 7 a 1. Após a vitória por 4 a 1 contra o Panamá nas semifinais, os costa-riquenhos superaram a anfitriã Guatemala por 3 a 2 para conseguirem o seu primeiro título desde o ano 2000.
O número
9 — Com apenas nove gols sofridos em cinco jogos, a Costa Rica teve a melhor defesa dentre as quatro seleções que se classificaram da CONCACAF. O goleiro Toruño foi eleito o melhor da sua posição no torneio.
Fifa.com
Ásia
Irã (IRN)
Ontem
Com dez títulos do Campeonato Asiático de Futsal e cinco participações consecutivas na Copa do Mundo de Futsal da FIFA no seu histórico, o Irã é indiscutivelmente a maior potência da Ásia na modalidade. Desde a ausência na Holanda 1989, edição inaugural do torneio, os iranianos nunca mais ficaram de fora deste grande evento. A melhor participação do país aconteceu em Hong Kong 1992, quando chegou às semifinais, mas ficou com a quarta colocação. E, apesar de não ter conseguido passar da primeira fase nas três edições seguintes, o Irã brilhou no Brasil 2008, oportunidade em que terminou no quinto lugar.
Hoje
O Campeonato Asiático de Futsal teve todos os holofotes voltados para o Irã, que chegou à competição disputada nos Emirados Árabes como atual tricampeão e maior candidato ao título. Como já era esperado, ficou em primeiro lugar do grupo com três vitórias e apenas um gol sofrido. Contudo, após superarem o Uzbequistão por 6 a 3 nas quartas de final e assegurarem passagem para o Mundial, os iranianos acabaram caindo diante da Tailândia por 5 a 4 na prorrogação. Nem mesmo os 4 a 0 sobre a Austrália na disputa pelo terceiro lugar serviram de consolo para uma nação acostumada com a vitória — esta foi apenas a segunda vez em 12 edições que a taça não ficou com o Irã.
Amanhã
Liderada pelos craques Vahid Shamsaee e Mohammad Taheri, a seleção iraniana tem material humano suficiente para dar o que falar na Tailândia. Pelo menos essa é a opinião do técnico Ali Sanei. "Isso serviu como um alerta para nós, temos de nos perguntar aonde queremos chegar no Mundial", admite. "Acredito que esta equipe pode estar entre as quatro melhores do mundo."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Mostafa Nazari (goleiro), Ali Hassanzadeh (ala), Mohammad Taheri (pivô) e Vahid Shamsaee (pivô).
Campanha nas eliminatórias
Das seis partidas que disputou no Campeonato Asiático de Futsal, o Irã venceu cinco e perdeu uma, marcou 45 gols e sofreu nove. Os maiores goleadores do combinado iraniano foram Ali Hassanzadeh e Vahid Shamsaee, com sete tentos cada, ainda que as seis assistências deste último tenham lhe garantido o título de artilheiro da Ásia pela oitava vez.
O número
5 — As edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA disputadas pelo Irã, cifra que faz desta a segunda seleção com o maior número de participações no torneio, ao lado de Austrália, Estados Unidos e Itália, e atrás de Brasil, Argentina e Espanha.
Fifa.com
Austrália (AUS)
Ontem
Entre 1989 e 2004, a Austrália esteve presente em nas cinco edições consecutivas da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. No entanto, os australianos tiveram um desempenho medíocre no torneio até hoje. Nunca conseguiram passar da primeira fase, sofreram 12 derrotas e conseguiram apenas um empate e duas vitórias. O saldo de 24 gols marcados e 85 sofridos também não é nada bom. O país ficou de fora do Brasil 2008 depois de ser derrotado pela Tailândia nas quartas de final do Campeonato Asiático.
Hoje
A Austrália volta a disputar o Mundial de Futsal após oito anos. A equipe do técnico Steven Knight quer chegar mais longe na Tailândia 2012 do que nas edições anteriores do torneio. A classificação australiana no torneio classificatório jogado nos Emirados Árabes Unidos em maio foi um pouco surpreendente, mas totalmente merecida. Nas quartas de final contra o Kuwait, um empate no tempo regulamentar foi o suficiente para que as duas equipes garantissem vaga, já que a Tailândia também chegou às semifinais, mas já estava classificada por ser o país-sede.
Amanhã
Quatro jogadores que fizeram parte do elenco que disputou a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2004 ainda estão presentes na seleção australiana. O goleiro Peter Spathis e os jogadores de linha Danny Ngalufe, Simon Keith e Lachlan Wright são quatro experientes atletas comandados pelo técnico Knight. O quarteto contará com o apoio de Daniel Fogerty, artilheiro da equipe no Campeonato Asiático. O capitão Gregory Giovenali também é um dos principais jogadores da seleção da Austrália, que é formada apenas por jogadores amadores. "É emocionante uma seleção formada por atletas amadores se classificar para a Copa do Mundo", afirmou Giovenali após a classificação. "Toda a equipe só merece elogios, assim como o nosso treinador, que garantiu que conseguíssemos realizar esse milagre."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Fernando de Moraes, Chris Zeballos, Daniel Fogarty, Gregory Giovenali
Campanha nas eliminatórias
Os australianos chegaram às quartas de final do Campeonato Asiático de 2012 após vitórias contra Catar (3 x 1) e Coreia do Sul (6 x 0) e uma derrota contra o Irã (0 x 9). Na fase dos oito melhores, empataram por 2 a 2 no tempo regulamentar contra o Kuwait, o que foi o suficiente para que as duas seleções se classificassem para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Graças a um gol na prorrogação, a Austrália chegou às semifinais do torneio, mas foi derrotada por 3 a 0 pelo Japão. Na disputado bronze, a equipe sofreu nova derrota por 4 a 0, desta vez contra o Irã.
O número
8 – Os atletas australianos que marcaram gols no Campeonato Asiático de 2012. Com três gols, Daniel Fogarty foi o artilheiro da equipe.
Fifa.com
Japão (JPN)
Ontem
O Japão vem melhorando continuamente o seu desempenho na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O atual campeão da Copa de Futsal da Ásia esteve entre os participantes da primeira edição do torneio, em 1989, mas voltou para casa após sofrer três derrotas na primeira fase. Depois de três tentativas fracassadas de se classificar, o país voltou ao Mundial de Futsal em 2004 e conseguiu o seu primeiro ponto ao empatar por 1 a 1 com os EUA, mas foi novamente eliminado na fase de grupos. Quatro anos mais tarde, em um grupo muito competitivo, que contava com Brasil e Rússia, os japoneses conseguiram duas convincentes vitórias contra Cuba e Ilhas Salomão, apesar de terem sido eliminados precocemente mais uma vez.
Hoje
A classificação nipônica para a Tailândia 2012 não foi surpresa, mas poucas pessoas apostavam que a equipe do técnico Miguel Rodrigo conquistaria o título continental, já que o Irã havia vencido dez das 11 edições anteriores da Copa de Futsal da Ásia. O sucesso se baseou em uma excelente combinação entre organização defensiva e talento no ataque. O destaque da equipe foi o capitão Rafael Henmi.
Amanhã
Como ficou claro com a participação do Japão na Copa de Futsal da Ásia, o selecionado nipônico tentará chegar longe na Tailândia 2012. O técnico espanhol Miguel Rodrigo é conhecido por ter um muitos conhecimentos técnicos e uma grande capacidade motivacional. Jogadores como Henmi, Tetsuyi Murakami e o experiente Kenichiro Kogure serão uma pedra no sapato para as defesas adversárias. No entanto, Henmi, eleito o melhor jogador da Copa de Futsal da Ásia, enfatizou a importância de jogar com humildade. "Precisamos continuar a trabalhar duro", afirmou. "A nossa união e o nosso espírito de equipe foram essenciais, e espero que também seja assim na Copa do Mundo."
Nomes e números
Destaques do momento
Kenichiro Kogure, Rafael Henmi, Tetsuyi Murakami
Campanha nas eliminatórias
A triunfante campanha do Japão na Copa de Futsal da Ásia começou em meio ao nervosismo, já que o país só derrotou o Líbano na partida de abertura graças a um gol de Henmi nos últimos segundos. Depois disso, no entanto, o selecionado nipônico teve bastante tranquilidade, vencendo o grupo com mais duas vitórias por 6 a 1 contra Taipei e Tadjiquistão. Na fase de mata-mata, os japoneses venceram o Quirguistão por 1 a 0 e a Austrália por 3 a 0. Na final contra a Tailândia, os samurais conseguiram mais uma goleada, por 6 a 1 contra a Tailândia, e ficaram com o título continental.
O número
5 — Tendo sofrido somente cinco gols na vitoriosa campanha da Copa de Futsal da Ásia, apenas deles três na fase de mata-mata, o Japão teve a melhor defesa do torneio.
Fifa.com
Tailândia (THA)
Ontem
A Tailândia é indiscutivelmente uma das principais forças do futsal na Ásia. O país já foi quatro vezes o terceiro colocado do Campeonato Asiático de Futsal e, em 2008, chegou à final da competição. Os tailandeses também são conhecidos no cenário internacional, tendo disputado as três últimas edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Embora não tenha conseguido passar da primeira fase em nenhuma das participações, o conjunto fez algumas partidas excelentes, entre os quais uma vitória por 3 a 2 sobre a Austrália em Taipei 2004 e um triunfo por 5 a 3 sobre os Estados Unidos, há quatro anos, no Brasil.
Hoje
Nos últimos anos, a Tailândia vem atravessando um processo de renovação do elenco, com uma série de jovens talentos chegando ao selecionado para ocupar o vazio deixado pela saída de alguns jogadores consagrados. Quem lidera esta nova geração é o pivô Suphawut Thueanklang, de 22 anos, que já mostrou faro de gol tanto no clube como na seleção. Para complementar o entusiasmo mostrado por essas promessas em ascensão, veteranos como o fixo Panuwat Janta e o pivô Eakapong Suratsawang devem reassumir um papel crucial na equipe para o Mundial de novembro.
Amanhã
Classificada automaticamente para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA como país-sede, a Tailândia quer fazer história. Após a campanha decepcionante no Campeonato Asiático de Futsal de 2010, quando foi eliminada pela China nas quartas de final, a nova equipe do técnico Victor Hermans está determinada a apagar aquele fracasso com uma campanha convincente. "Nosso objetivo é chegar às quartas de final nesta Copa do Mundo, que disputaremos em casa", disse o dirigente Suttipun Wanwinwes ao FIFA.com. "Faremos o possível nos próximos dez meses, incluindo no Campeonato Asiático de 2012, para preparar a equipe de forma a alcançar essa meta."
Nomes e números
Destaques da equipe
Suphawut Thueanklang, Ekkapong Suratsawang, Surapong Tompa e Panuwat Janta.
A campanha de classificação
A Tailândia obteve a vaga automaticamente como país-sede.
O número
2 – O total de jogos que a Tailândia ganhou em suas três participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA.
Fifa.com
Kuwait (KUW)
Ontem
A participação do Kuwait na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 será apenas a segunda do país em competições organizadas pela entidade máxima do futebol — a outra aconteceu na Copa do Mundo da FIFA Espanha 1982. Em nível continental, os kuwaitianos estiveram presentes em quase todas as edições do Campeonato Asiático de Futsal, as exceções sendo as duas primeiras. As três investidas iniciais na busca do título pareciam apontar para um futuro melhor, já que o país chegou a duas quartas de final seguidas e ao quarto lugar em 2003, mas o desempenho recente vem demonstrando uma queda considerável. Nas quatro edições anteriores ao torneio asiático disputado este ano, a seleção kuwaitiana jamais havia passado da primeira fase.
Hoje
A vaga para o Campeonato Asiático de Futsal 2012 foi conquistada nas eliminatórias da Ásia Ocidental, realizadas em casa no mês de dezembro. O Kuwait ficou em segundo lugar, sendo superado pelo Catar. Apesar de caírem em um grupo difícil, os kuwaitianos iniciaram a campanha com um bom empate diante dos fortes uzbeques. As vitórias sobre Indonésia e China carimbaram a primeira colocação no Grupo D e a vaga para enfrentar a Austrália nas quartas de final. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, o Kuwait acabou derrotado pelos australianos na prorrogação. O desempenho foi bom o bastante para garantir passagem à Tailândia 2012 como seleção de melhor campanha dentre as derrotadas nessa fase de disputas, já que a anfitriã da Copa do Mundo de Futsal da FIFA acabou se classificando às semifinais, liberando um posto.
Amanhã
O Kuwait tem vivido meses bem produtivos desde a chegada do técnico espanhol Luis Fonseca. E com o elenco respondendo de forma tão positiva às instruções, são altas as expectativas do treinador para a participação do país em solo tailandês. "Chegar à Copa do Mundo era a nossa meta, mas a maioria das pessoas achava que não estávamos sendo realistas", desabafou Fonseca após o torneio classificatório. "Sabíamos que os jogadores eram capazes de transformar o Kuwait em uma seleção competitiva no futsal, por isso merecem todo o respeito por terem dado o máximo de si."
Nomes e números
Destaques
Ahmad Al Farsi, Abdulrahman Al Wadi, Shaker Al Mutairi e Abdulrahman Al Taweel.
Campanha nas eliminatórias
Após empatar em 1 a 1 com o Uzbequistão e vencer a Indonésia e a China por 9 a 3 e 5 a 0 respectivamente, o Kuwait ficou com a liderança do Grupo D do Campeonato Asiático de Futsal, superando no saldo de gol os uzbeques, que ficaram em segundo lugar. Nas quartas de final, a seleção kuwaitiana ficou no 2 a 2 com a Austrália no tempo normal, mas acabou perdendo na prorrogação. A vaga para o Mundial veio graças à melhor campanha entre as seleções derrotadas nessa fase da competição.
O número
7 — Os jogadores que balançaram as redes pelo combinado kuwaitiano no Campeonato Asiático de Futsal, totalizando 17 tentos nas quatro partidas disputadas pelo país. Esse também é o número de pontos conquistados e de gols sofridos pelo Kuwait durante o torneio.
Fifa.com
Europa
República Tcheca (CZE)
Ontem
Em 2004, a República Tcheca participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Na fase intermediária, também disputada em grupos, o país do Leste Europeu foi eliminado após sofrer derrotas contra Espanha (0x2), Portugal (4x8) e Itália (0x3). Há quatro anos no Brasil, a equipe do treinador Tomás Neumann não passou da primeira fase. Apesar de terem vencido o Uruguai e a Líbia, os tchecos não foram páreo para o Brasil, que acabou ficando com o título, e para o Irã. O maior triunfo do selecionado tcheco no futebol de salão foi o terceiro lugar na Eurocopa 2010.
Hoje
Na Euro 2012, disputada recentemente, a República Tcheca não demorou para ser eliminada. Após derrotas contra a anfitriã Croácia e a Romênia, o torneio continental chegou ao fim para os tchecos logo após a fase de grupos. O técnico Neumann, no entanto, continua confiando no experiente jogador Michal Mares. Aos 36 anos, ele disputará o seu segundo Mundial na Tailândia e foi um dos principais nomes da equipe na campanha do bronze na Euro 2010, ao lado do irmão Roman, de Lukas Resetar e Marek Kopecky.
Amanhã
Na Tailândia 2012, o grande objetivo dos tchecos é chegar até as quartas de final. Para isso, Neumann conta com inúmeros jogadores experientes e também com alguns jovens talentosos, como o meia-atacante Michal Seidler, de 22 anos, e o zagueiro Jiri Novotny, que em 2008 também integrou o elenco tcheco e entrou em quadra em três partidas da equipe.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Roman Mares, Michal Mares, Lukas Resetar, Marek Kopecky
Campanha nas eliminatórias
Depois de passar pela fase de grupos com triunfos sobre Holanda (5x1), Turquia (3x2) e Bielorrússia (5x2), a República Tcheca teve muitas dificuldades contra a Eslovênia nos playoffs para garantir a sua vaga na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Os tchecos perderam o jogo de ida por 2 a 0 e saíram perdendo por 1 a 0 na volta. No entanto, graças à experiência de Roman Mares, autor de dois gols, o país conseguiu a vitória por 4 a 1 e a classificação.
O número
4 — Quatro jogadores do elenco da República Tcheca tinham 35 anos ou mais durante as eliminatórias. No entanto, justamente essa experiência foi um dos fatores que ajudou os tchecos a se classificarem para o Mundial de Futsal.
Sérvia (SRB)
Ontem
Em 1992, a antiga Iugoslávia se classificou para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA em Hong Kong. No entanto, devido à guerra civil que acontecia no país e às resoluções tomadas pela ONU, a seleção iugoslava foi excluída do Mundial. Desde então, a seleção sérvia se desenvolveu muito e se classificou para quatro Eurocopas de Futsal, marcando presença inclusive nas últimas três edições do torneio continental. Em 2010 e 2012, os sérvios só foram eliminados nas quartas de final. Há quatro anos, a equipe também chegou entre os oito melhores no Grand Prix de Futsal no Brasil, terminando na quinta colocação.
Hoje
Os sérvios vão participar pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Tailândia, depois de conseguirem a classificação derrotando a Hungria nas eliminatórias. Depois de chegar às quartas de final da última Eurocopa, no início de 2012, quando foi eliminada pela Rússia, que acabou ficando com o título, a equipe do técnico Aca Kovacevic fará de tudo para ter um desempenho convincente no principal torneio de futebol de salão do planeta.
Amanhã
O plantel de Kovacevic confia em uma saudável combinação entre jogadores experientes e jovens. Além disso, o país conta com um brilhante talento individual, o artilheiro Slobodan Rajcevic, que nas eliminatórias marcou cinco gols e deu duas assistências em cinco partidas. A jovem promessa Marko Prsic também teve um desempenho convincente, sobretudo na partida decisiva contra a Hungria, na qual marcou dois gols. A defesa também é muito consistente graças a Aleksandar Zivanovic, que também mostrou faro de gols ao balançar as redes três vezes no caminho para a Tailândia 2012. Vidan Bojovic, por fim, ganhou a Chuteira de Bronze na Eurocopa por ter marcado quatro gols.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Slobodan Rajcevic, Aleksandar Zivanovic, Miodrag Aksentijevic, Bojan Pavicevic, Vidan Bojovic
Campanha nas eliminatórias
A Sérvia garantiu a sua classificação para a Tailândia ao derrotar a Hungria nos mata-matas, depois de prevalecer na fase de grupos contra Eslovênia (3x1), Israel (4x4) e Moldávia (4x0). Contra o selecionado húngaro, os sérvios foram derrotados por 1 a 0 na partida de ida, mas reverteram a situação com uma goleada por 6 a 1 no segundo jogo em casa e garantiram a classificação sem dificuldades.
O número
3,4 — A média de gols por jogo da Sérvia nas eliminatórias. A maior goleada aconteceu justamente na partida decisiva contra a Hungria, quando o selecionado sérvio anotou seis tentos. No jogo de ida contra os húngaros, no entanto, a equipe não balançou as redes nenhuma vez e perdeu por 1 a 0.
Fifa.com
Ucrânia (UKR)
Ontem
A Ucrânia vem sendo presença constante na Copa do Mundo de Futsal da FIFA nos últimos 15 anos. O país ficou de fora de apenas uma das quatro edições já disputadas. A primeira participação aconteceu na Espanha, em 1996, quando a seleção ucraniana surpreendeu e ficou na quarta posição. Na partida pelo terceiro lugar, só perdeu da Rússia pelo placar apertado de 3 a 2. Após ficar de fora da Guatemala 2000, o país teve duas participações parecidas. Em ambas, os ucranianos classificaram-se com facilidade na primeira fase de grupos, mas foram eliminados em seguida. No Brasil 2008, não marcaram nenhum ponto nos três jogos da segunda fase.
Hoje
Além de ter se classificado para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA com grande dificuldade diante da Romênia, a Ucrânia ficou aquém das expectativas no último Campeonato Europeu de Futsal. Com a intenção declarada de ganharem uma medalha, e considerados "letais" pelo técnico espanhol José Venancio López, os ucranianos obtiveram uma vitória folgada sobre a Eslovênia na estreia, mas perderam da Espanha e caíram nos pênaltis diante da anfitriã Croácia nas quartas de final.
Amanhã
Na tentativa de garantir um lugar no pódio, o técnico Gennady Lysenchuk vem tentando reformular a equipe, dando mais agressividade a um esquema tradicionalmente baseado na defesa e no contra-ataque. "Hoje estamos variando mais a nossa tática", explica. "Marcamos muito bem sob pressão e, quando necessário, conseguimos nos defender muito bem. Também somos fortes em jogadas de bola parada."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Valeriy Legchanov, Maxym Pavlenko, Sergiy Cheporniuk
Campanha nas eliminatórias
Três vitórias e duas derrotas nas eliminatórias europeias foram suficientes para classificar a Ucrânia. O selecionado superou a fase principal após derrotar a Macedônia por 2 a 1 e a Croácia por 4 a 1, mas fechou a etapa com uma derrota diante do Azerbaijão. No play-off decisivo, goleou a Romênia por 4 a 0 fora de casa, mas sofreu uma derrota por 4 a 1 diante da própria torcida e quase deixou a classificação escapar.
O número
0 — As derrotas da Ucrânia na primeira fase da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008, com vitórias sobre China, Egito e Guatemala, além de um empate com a Argentina.
Fifa.com
Rússia (RUS)
Ontem
Disposta hoje a acabar com o domínio de Brasil e Espanha na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, a Rússia tem um histórico de altos e baixos no torneio. A primeira experiência em 1992 resultou em eliminação já na primeira fase. Em 2004, os russos nem chegaram a se classificar para a competição em Taipei. Apesar disso, nas três últimas participações, eles chegaram às semifinais. Há quatro anos, o selecionado perdeu o terceiro lugar para a Itália, e em 2000 também fracassou na decisão do bronze diante de Portugal. O ponto mais alto da seleção russa na Copa do Mundo de Futsal da FIFA ocorreu em 1996, quando o país conquistou a terceira colocação com uma vitória de 3 a 2 diante da Ucrânia.
Hoje
A reputação da Rússia como uma seleção capaz de desafiar as duas principais forças do futsal mundial ganhou impulso em fevereiro, quando o selecionado russo levou a Espanha ao limite na dramática decisão do Campeonato Europeu de Futsal. Os espanhóis, campeões das três edições anteriores do torneio continental, precisaram da prorrogação e de muita sorte para despacharem a Rússia, que, nas palavras do técnico José Venancio López, "provavelmente merecia vencer".
Amanhã
A Rússia é uma das seleções que devem brilhar na Tailândia. Os destaques são os brasileiros naturalizados Gustavo, Cirilo e Pula, este último o artilheiro da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008. As vitórias sobre Croácia, Sérvia e Holanda no Campeonato Europeu, sem falar no jogo de igual para igual com a Espanha, garantem à seleção de Sergey Skorovich a confiança de que 2012 pode ser o ano da Rússia.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Cirilo, Aleksandr Fukin, Pula
Campanha nas eliminatórias
Os russos passaram com facilidade pela fase principal das eliminatórias europeias, com vitórias sucessivas sobre Letônia, Cazaquistão e Hungria, marcando dez gols e sofrendo apenas dois. No play-off decisivo, no entanto, a dificuldade foi bem maior. Depois de vencer por 3 a 2 a partida de ida contra o Azerbaijão, a Rússia enfrentou um jogo de volta nervoso, mas saiu vitoriosa com o empate em 2 a 2.
O número16 — Os gols marcados por Pula Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2018, superando Falcão na disputa pela artilharia do torneio.
Fifa.com
Portugal (POR)
Ontem
Depois de ficar de fora das três primeiras edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, Portugal passou a ser participante assíduo da competição, chegando à sua quarta aparição consecutiva na Tailândia 2012. A melhor campanha lusa até o momento foi a primeira, na Guatemala 2000, onde terminou em terceiro lugar, depois de perder para o Brasil nas semifinais e vencer a Rússia na disputa pelo bronze. Em seguida, a seleção das Quinas não passou da segunda fase de grupos em Taipei 2004 e sucumbiu na etapa inicial do Brasil 2008.
Hoje
Com uma seleção baseada no elenco que disputou o último Mundial, Portugal se impôs sobre os adversários nas eliminatórias para a Tailândia 2012. Na fase principal, venceu a chave com triunfos sobre Lituânia (3 a 0), França (6 a 0) e Eslováquia (5 a 1). Já no confronto decisivo contra a Bielorrússia, não teve maiores dificudades para confirmar a vaga, fazendo 11 a 2 na soma dos placares.
Amanhã
"É claro que podemos superar a campanha do Mundial de 2008", garantiu o técnico Jorge Braz após a goleada por 4 a 1 na partida de volta contra os bielorrussos. "Temos um grande potencial. O importante agora é aproveitar o máximo deste grupo de excelentes jogadores, alguns dos quais estão entre os melhores do mundo."
Nomes e números
Destaques da atualidade
João Benedito (goleiro), Cardinal (fixo), Pedro Cary (fixo), Ricardinho (pivô)
Campanha nas eliminatórias
Portugal ganhou os cinco jogos que disputou no caminho rumo à Tailândia. No total, marcou 25 gols e sofreu três. O artilheiro da seleção foi Cardinal, com sete gols, seguido por Ricardinho, que anotou cinco.
O número
7 — Os sete gols marcados por Cardinal garantiram ao fixo de 26 anos a artilharia das eliminatórias europeias para a Tailândia. O experiente Ricardinho, por sua vez, terminou como líder em assistências, com cinco.
Fifa.com
Espanha (ESP)
Ontem
Depois da fraca campanha na Holanda 1989, primeira edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, em que não passou nem da fase de grupos, a Espanha se tornou uma indiscutível potência da modalidade, a ponto de ter sido a única equipe capaz de contestar a esmagadora supremacia do Brasil. Com efeito, após o terceiro lugar em Hong Kong 1992 e o vice-campeonato como anfitriã em 1996, a seleção ibérica conquistou dois títulos consecutivos, na Guatemala 2000 e em Taipei 2004, superando os brasileiros na fase decisiva em ambas as ocasiões. Em 2008, os espanhóis tiveram uma nova chance de bater os rivais na final, mas o selecionado canarinho acabou erguendo a taça em casa, com uma vitória na disputa de pênaltis.
Hoje
Após ser vice-campeão no Brasil, o técnico Venancio López iniciou um bem-sucedido processo de renovação, que em 2012 culminou no tetracampeonato europeu consecutivo. A supremacia continental da Espanha ganhou novos capítulos nas eliminatórias para a Tailândia, com vitórias sobre Noruega (8 a 0), Bélgica (6 a 0) e Bósnia e Herzegovina (6 a 0) na etapa principal e outras duas no confronto decisivo contra a Eslováquia (12 a 0 na soma dos placares).
Amanhã
"A nossa seleção nunca tira o pé do acelerador", disse López após a partida de volta contra os eslovacos. "Estamos há 108 jogos sem perder, quase sete anos, justamente por causa da mentalidade competitiva do grupo. Apesar da goleada por 4 a 0 que aplicamos no jogo de ida, sabíamos que a partida poderia ser fácil ou difícil, mas, sempre que possível, devemos jogar com o máximo de intensidade e concentração. Vamos tentar continuar assim."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Juanjo (goleiro), Luis Amado (goleiro), Kike (fixo), Ortiz (fixo), Álvaro (ala), Sergio (ala), Fernandão (pivô)
Campanha nas eliminatórias
A Espanha ganhou os cinco jogos que teve de disputar para carimbar a vaga na Tailândia. No total, marcou 32 gols e não sofreu nenhum. Os principais artilheiros foram Sergio e Fernandão, com seis gols cada um.
O número
44 — É a quantidade de partidas que a Fúria disputou na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, tendo sido a segunda seleção que mais vezes entrou em quadra na competição, atrás apenas do Brasil, com 49 jogos. Além disso, a Espanha integra, junto com Brasil e Argentina, a lista dos únicos países que marcaram presença nas seis edições do torneio realizadas até hoje.
Fifa.com
OCEANIA
Ilhas Salomão (SOL)
Ontem
Em 2006, quando a Federação Australiana de Futebol decidiu se afiliar à Confederação Asiática de Futebol (AFC), certamente todos os outros países da Oceania devem ter respirado aliviados. Até então, os Socceroos haviam sido os únicos do continente a se classificarem para uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Desde que os australianos deixaram de disputar as eliminatórias para o Mundial de Futsal da zona da OFC, as Ilhas Salomão assumiram o favoritismo local e venceram as últimas quatro edições do torneio continental. Na Tailândia, o selecionado salomônico participará pela segunda vez do maior evento de futebol de salão do planeta.
Em 2006, quando a Federação Australiana de Futebol decidiu se afiliar à Confederação Asiática de Futebol (AFC), certamente todos os outros países da Oceania devem ter respirado aliviados. Até então, os Socceroos haviam sido os únicos do continente a se classificarem para uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Desde que os australianos deixaram de disputar as eliminatórias para o Mundial de Futsal da zona da OFC, as Ilhas Salomão assumiram o favoritismo local e venceram as últimas quatro edições do torneio continental. Na Tailândia, o selecionado salomônico participará pela segunda vez do maior evento de futebol de salão do planeta.
Hoje
A segunda participação das Ilhas Salomão em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA tem tudo para ser melhor do que a primeira. Há quatro anos no Brasil, o país foi eliminado logo ao término da primeira fase. As esperanças do país recaem principalmente sobre os dois principais astros, Micah Lea'alafa e Elliot Ragomo, que brilharam no torneio classificatório. Outro importante nome da equipe éJack Wetney, que deverá desempenhar um importante papel na seleção comandada pelo técnico Dickson Kadau.
A segunda participação das Ilhas Salomão em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA tem tudo para ser melhor do que a primeira. Há quatro anos no Brasil, o país foi eliminado logo ao término da primeira fase. As esperanças do país recaem principalmente sobre os dois principais astros, Micah Lea'alafa e Elliot Ragomo, que brilharam no torneio classificatório. Outro importante nome da equipe éJack Wetney, que deverá desempenhar um importante papel na seleção comandada pelo técnico Dickson Kadau.
AmanhãO técnico Kadau sabe bem que a seleção não está entre as favoritas na Tailândia. No entanto, o pequeno país insular fará de tudo para se reabilitar das amargas derrotas sofridas na primeira aparição em um Mundial de Futsal. O capitão Ragomo deu a receita para o sucesso logo depois de o país carimbar o passaporte para disputar o torneio. "Trabalhamos duro para chegar aqui e merecemos a classificação para a Copa do Mundo", afirmou. "Vamos dar motivos para que as Ilhas Salomão e a Oceania tenham orgulho de nós."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Micah Lea'alafa, Elliot Ragomo, Jack Wetney
Campanha nas eliminatórias
Em uma final dramática, as Ilhas Salomão derrotaram o Taiti por 6 a 4 para ficarem com o título do Campeonato de Futsal da OFC 2011. O país venceu as cinco partidas que disputou no torneio.
O número
49 — Os gols marcados pelas Ilhas Salomão no Campeonato de Futsal da OFC 2011 em cinco partidas. A maior goleada do selecionado salomônico foi por 16 a 0 contra Tuvalu.
Destaques da atualidade
Micah Lea'alafa, Elliot Ragomo, Jack Wetney
Campanha nas eliminatórias
Em uma final dramática, as Ilhas Salomão derrotaram o Taiti por 6 a 4 para ficarem com o título do Campeonato de Futsal da OFC 2011. O país venceu as cinco partidas que disputou no torneio.
O número
49 — Os gols marcados pelas Ilhas Salomão no Campeonato de Futsal da OFC 2011 em cinco partidas. A maior goleada do selecionado salomônico foi por 16 a 0 contra Tuvalu.
América do Sul
Ontem
Nas quatro edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA que disputou, o Paraguai nunca conseguiu sair da sombra de Brasil e Argentina, os dois gigantes sul-americanos do esporte. Depois de participar dos Mundiais realizados em 1989 e 1992, a seleção paraguaia ficou de fora da competição em duas ocasiões. Ela voltou a disputar o torneio em 2004, mas não passou da primeira fase. Em 2008, os paraguaios tiveram destaque e terminaram em primeiro no Grupo B, à frente da Itália. No entanto, na segunda fase da competição, a equipe acabou derrotada por Espanha, Rússia e Argentina.
Hoje
O nível da seleção paraguaia evoluiu muito nos últimos anos. Em 2011, a Albirroja foi campeã da Copa Mercosul, no Uruguai. As vitórias contra os donos da casa e contra os argentinos mostraram a ótima fase do selecionado. Ainda no ano passado, a equipe foi a terceira colocada na Copa América de Futsal, organizada pela Argentina. O sucesso foi confirmado recentemente, com a classificação à Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Os paraguaios se classificaram depois de perderem a final do Grupo B para os argentinos, na disputa por pênaltis.
Amanhã
Após o ótimo desempenho nas eliminatórias, o objetivo na Tailândia 2012 é realizar uma campanha melhor que as anteriores. Segundo o capitão Fabio Alcaraz, o progresso da seleção é resultado do clima entre os jogadores e do excelente trabalho do técnico brasileiro Fernando Ferretti. "Estamos juntos desde 2004 e chegou o tempo de ganharmos", afirmou o atleta. "Estamos acostumados a enfrentar as grandes equipes e gostamos disso. O novo técnico nos ajudou a mudar a nossa mentalidade, devemos muito a ele."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Fabio Alcaraz, Juan Salas, Walter Villalba, Pedro Ortiz
Campanha nas eliminatórias
O Paraguai terminou a primeira fase das eliminatórias no segundo lugar da chave, após vencer o Equador por 3 a 0, a Venezuela por 6 a 0 e o Uruguai por 4 a 2. Em seguida, perdeu para a Colômbia por 7 a 2. Na semifinal, a seleção paraguaia venceu o Brasil por 5 a 3 na prorrogação, mas perdeu a final contra a Argentina nos pênaltis.
O número
8 — Os jogadores da seleção do Paraguai que defendem clubes estrangeiros e participaram das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Todos jogam na Itália, sendo três na Roma: os gêmeos Emmanuel e Gabriel Ayala, além de Oscar Velázquez.
Fifa.com
Colômbia (COL)
Ontem
A seleção colombiana de futsal disputou a sua primeira partida oficial há menos de dez anos. Em agosto de 2003, os colombianos derrotaram a Bolívia por 5 a 2 na Copa América, iniciando com o pé direito a sua história. No entanto, depois de perder do Brasil por 5 a 3 em jogo muito disputado, a equipe foi eliminada logo ao término da primeira fase. No torneio continental há quatro anos, a Colômbia comemorou vitórias sobre Venezuela e Equador para ficar na quinta colocação. Mas a sua melhor colocação veio no ano passado, quando ficou invicta na primeira fase e só foi eliminada nas semifinais pela Argentina ao perder por 5 a 0. Na disputa do bronze, o país perdeu do Paraguai por 3 a 1.
Hoje
A Colômbia vem evoluindo na América do Sul. O crescimento da equipe do técnico Arney Fonnegra nos últimos anos foi constante, e sua primeira participação em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA não chega a ser surpresa. A seleção colombiana comprovou a sua força na Copa América 2011, quando superou na fase de grupos adversários como Paraguai e Uruguai.
Amanhã
A Colômbia conta com dois jogadores muito experientes, o goleiro Juan Lozano e Miguel Sierra, líderes da equipe comandada pelo técnico Fonnegra. Por sua vez, Angellot Caro e Andrés Camilo são jovens talentosos que deixaram claro com os seus gols nas eliminatórias que o futuro do país no futsal tem tudo para ser muito bom. Com cinco gols em seis partidas, Caro foi o artilheiro do selecionado colombiano. "Deixamos o Uruguai para trás, uma equipe que já se classificou três vezes para a Copa do Mundo e que conta com jogadores que atuam na Europa", afirmou Caro. "As chaves do nosso sucesso foram ordem, coragem e vontade de vencer."
Nomes e números
Destaques da atualidadeJuan Lozano, Miguel Sierra, Angellot Caro, Andrés Camilo
Campanha nas eliminatórias
A Colômbia ficou na primeira colocação do Grupo B após derrotar Uruguai (3 x 1), Paraguai (7 x 2) e Equador (5 x 0) e perder da Venezuela (5 x 4), garantindo assim vaga para a Tailândia 2012. Nas semifinais, o país foi derrotado pelo placar mínimo pela Argentina e, na disputa do bronze, perdeu do Brasil por 5 a 1.
O número
25,09 — A média de idade da Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012. O goleiro Lozano, de 29 anos, foi o jogador mais velho, enquanto Yefri Duque, de 20, foi o mais jovem.
Fifa.com
Ontem
Contando com a disputa deste ano, à qual chegará como campeã das eliminatórias sul-americanas, a Argentina é um dos três países a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, uma honra que divide com o tetracampeão Brasil e com a bicampeã Espanha. A Alviceleste teve como melhor desempenho o quarto lugar em Taipei 2004. À exceção da Espanha 1996, quando não passou da primeira fase, terminou as outras participações na segunda fase de grupos.
Hoje
Apesar da ausência de grandes jogadores que atuam na Europa, Fernando Larrañaga montou para as eliminatórias um plantel com média de 26 anos, com quatro remanescentes do Brasil 2008. Entre eles se destacaram o fixo Leandro Planas, que vai jogar o Mundial pela quinta vez, e Santiago Elías, o melhor goleiro do torneio classificatório. Os dois foram pilares de uma equipe que mostrou organização defensiva e eficácia no ataque. A Argentina ficou em segundo no grupo da primeira fase, perdendo apenas do Brasil por 3 a 0. No caminho rumo ao título, fez 1 a 0 na Colômbia nas semifinais e bateu o Paraguai nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal para erguer o troféu.
Amanhã
"Viajamos pensando na classificação, mas aproveitamos a oportunidade quando outros resultados nos colocaram de frente para o título", disse o técnico Larrañaga após a conquista. "O objetivo na Tailândia vai ser chegar às semifinais, mas vai depender dos jogadores com os quais contaremos: se formos com o grupo completo, ninguém deverá se surpreender se terminarmos entre os quatro primeiros."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Santiago Elías (goleiro), Sebastián Corazza (fixo), Leandro Planas (fixo), Maximiliano Rescia (ala), Santiago Basile (ala).
Campanha nas eliminatórias
A Argentina ganhou quatro jogos, perdeu um e empatou a final contra o Paraguai, obtendo depois a vitória nos pênaltis. Além disso, marcou 18 gols e sofreu seis, com a defesa menos vazada. O artilheiro foi Santiago Basile, com cinco bolas na rede.
O número
16 — As vitórias acumuladas pela Argentina na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O país é o quarto colocado na tabela histórica do torneio, atrás de Brasil (41), Espanha (35) e Itália (18).
Fifa.com
Brasil
Ontem
Com quatro títulos, o Brasil é a seleção mais vitoriosa da história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A Seleção dominou as primeiras edições do torneio, erguendo o troféu na Holanda em 1989, em Hong Kong em 1992 e na Espanha em 1996. O monopólio brasileiro foi quebrado pela Espanha, que derrotou a seleção canarinho na final do torneio de 2000, na Guatemala, e novamente na semifinal de 2004, em Taipei. Entretanto, o Brasil recuperou a supremacia em 2008, quando conquistou em casa o título mundial em uma final dramática vencida nos pênaltis diante da própria Espanha.
Hoje
Para um país que chegou na condição de campeão mundial, a campanha brasileira nas eliminatórias deixou um sabor amargo. Como já se esperava, os brasileiros passearam na fase de grupos. Com vitórias sobre Bolívia (15 x 1), Peru (9 x 0) e Argentina (3 x 0), a seleção canarinho classificou-se antecipadamente às semifinais. No entanto, a queda na semifinal diante do Paraguai abriu espaço para que os argentinos conquistassem o título, derrotando nos pênaltis os mesmos paraguaios.
Amanhã
A derrota contra o Paraguai pode mesmo ter sido um simples acidente do destino, até porque o Brasil voltou a jogar bem ao derrotar a Colômbia por 5 a 1 na decisão do bronze. Ao lado dos espanhóis, os brasileiros são considerados os favoritos na Tailândia. Mesmo assim, ainda há uma preocupação com a dependência excessiva do experiente Falcão. Escolhido o melhor jogador das duas últimas edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, o maior craque do selecionado terá 35 anos durante a competição no sudeste da Ásia. Mesmo assim, os sete gols marcados nas eliminatórias mostram que Falcão, que balançou as redes 34 vezes em 25 partidas na história do Mundial, tem tudo para repetir os melhores desempenhos.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Falcão, Jé, Sinoé
Campanha nas eliminatórias
O desempenho do Brasil não poderia ter sido mais impressionante na fase de grupos das eliminatórias sul-americanas, com quatro vitórias em quatro jogos, 37 gols marcados e apenas um gol sofrido. Entretanto, o país sofreu um raro tropeço e perdeu por 5 a 3 do Paraguai nas semifinais, ganhando como consolo a medalha de bronze ao derrotar a Colômbia.
O número
64 — Os gols marcados pelo Brasil na campanha vitoriosa na Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008, com média de 7,1 por partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário