A cidade de Manaus será a sede da sétima edição do Grand Prix de Futsal, neste ano de 2011. A competição, que é a segunda mais importante no calendário do futsal mundial, atrás apenas da Copa do Mundo de Futsal FIFA, será realizado na capital amazonense entre os dias 16 e 23 de outubro.
A assinatura do contrato ocorreu nesta segunda-feira (15/8) e contou com a presença de representantes do Governo de Amazonas e da Prefeitura de Manaus, na figura dos secretários de Esporte e Lazer, Júlio César Soares da Silva e Fabrício Lima, respectivamente, além de dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS), como o presidente da entidade, Aécio de Borba Vasconcelos, e o vice-presidente de Administração, Hideraldo Martins.
Mais uma vez o torneio contará com 16 seleções, que representarão quatro continentes. Costa Rica, EUA, Guatemala representam a Concacaf; Angola, Moçambique, Zâmbia são as representantes da CAF; Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai vêm pela Conmebol; Bélgica, Holanda, Hungria, Rep. Checa e Rússia são as seleções da Uefa; e o Irã representa a AFC.
O presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, falou sobre os pontos que pesaram para que Manaus escolhida para sediar a competição. “O Amazonas é um Estado que está crescendo muito, tem uma administração boa. Para a Confederação é uma satisfação realizar o Grand Prix aqui, até pelo interesse das autoridades e a própria estrutura que a cidade nos oferece, Manaus desejou e nós apoiamos”, completou.
Para o secretário estadual de Juventude, Desporto e Lazer, Júlio César Soares, a realização do Grand Prix no Amazonas é um marco histórico para o desporto local. “Para o Amazonas e para Manaus é algo histórico. Trata-se de um evento de amplitude ímpar, com seleções de vários continentes e a nossa capital festeja esse evento. Para nós, da administração estadual, será de grande valia também como forma de adquirir conhecimento e experiência organizacional, visando a Copa do Mundo de 2014, que terá uma de suas sedes em nossa cidade”, disse.
Para secretário municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, o torneio será um desafio para toda cidade. “Será um treinamento. Nós vamos nos preparar e receber mais seleções do que na Copa do Mundo, onde no máximo quatro times devem passar por aqui, no Grand Prix serão 16 equipes. A imprensa mundial estará toda em Manaus e tenho certeza absoluta que será uma grande preparação para 2014”, declarou Lima.
O presidente da Federação Amazonense de Futsal, Raimundo Nonato dos Reis Filho, destacou que o esporte tem muito a ganhar com a realização do evento. “O Grand Prix pode ser um embrião para o crescimento do apoio ao futsal no Amazonas. O empresário verá que o esporte é um sucesso absoluto e, certamente, irá investir também no esporte local”, avaliou.
Os jogos serão revezados entre a Arena Amadeu Teixeira e o Ginásio do Sesi (Clube do Trabalhador). As seleções, que devem chegar dois ou três dias antes da competição, farão treinos nos ginásios Ninimberg Guerra, Renê Monteiro e Casimiro de Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário