Sérvia (SRB)
Ontem
Em 1992, a antiga Iugoslávia se classificou para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA em Hong Kong. No entanto, devido à guerra civil que acontecia no país e às resoluções tomadas pela ONU, a seleção iugoslava foi excluída do Mundial. Desde então, a seleção sérvia se desenvolveu muito e se classificou para quatro Eurocopas de Futsal, marcando presença inclusive nas últimas três edições do torneio continental. Em 2010 e 2012, os sérvios só foram eliminados nas quartas de final. Há quatro anos, a equipe também chegou entre os oito melhores no Grand Prix de Futsal no Brasil, terminando na quinta colocação.
Hoje
Os sérvios vão participar pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Tailândia, depois de conseguirem a classificação derrotando a Hungria nas eliminatórias. Depois de chegar às quartas de final da última Eurocopa, no início de 2012, quando foi eliminada pela Rússia, que acabou ficando com o título, a equipe do técnico Aca Kovacevic fará de tudo para ter um desempenho convincente no principal torneio de futebol de salão do planeta.
Amanhã
O plantel de Kovacevic confia em uma saudável combinação entre jogadores experientes e jovens. Além disso, o país conta com um brilhante talento individual, o artilheiro Slobodan Rajcevic, que nas eliminatórias marcou cinco gols e deu duas assistências em cinco partidas. A jovem promessa Marko Prsic também teve um desempenho convincente, sobretudo na partida decisiva contra a Hungria, na qual marcou dois gols. A defesa também é muito consistente graças a Aleksandar Zivanovic, que também mostrou faro de gols ao balançar as redes três vezes no caminho para a Tailândia 2012. Vidan Bojovic, por fim, ganhou a Chuteira de Bronze na Eurocopa por ter marcado quatro gols.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Slobodan Rajcevic, Aleksandar Zivanovic, Miodrag Aksentijevic, Bojan Pavicevic, Vidan Bojovic
Campanha nas eliminatórias
A Sérvia garantiu a sua classificação para a Tailândia ao derrotar a Hungria nos mata-matas, depois de prevalecer na fase de grupos contra Eslovênia (3x1), Israel (4x4) e Moldávia (4x0). Contra o selecionado húngaro, os sérvios foram derrotados por 1 a 0 na partida de ida, mas reverteram a situação com uma goleada por 6 a 1 no segundo jogo em casa e garantiram a classificação sem dificuldades.
O número
3,4 — A média de gols por jogo da Sérvia nas eliminatórias. A maior goleada aconteceu justamente na partida decisiva contra a Hungria, quando o selecionado sérvio anotou seis tentos. No jogo de ida contra os húngaros, no entanto, a equipe não balançou as redes nenhuma vez e perdeu por 1 a 0.
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário