Kuwait (KUW)
Ontem
A participação do Kuwait na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 será apenas a segunda do país em competições organizadas pela entidade máxima do futebol — a outra aconteceu na Copa do Mundo da FIFA Espanha 1982. Em nível continental, os kuwaitianos estiveram presentes em quase todas as edições do Campeonato Asiático de Futsal, as exceções sendo as duas primeiras. As três investidas iniciais na busca do título pareciam apontar para um futuro melhor, já que o país chegou a duas quartas de final seguidas e ao quarto lugar em 2003, mas o desempenho recente vem demonstrando uma queda considerável. Nas quatro edições anteriores ao torneio asiático disputado este ano, a seleção kuwaitiana jamais havia passado da primeira fase.
Hoje
A vaga para o Campeonato Asiático de Futsal 2012 foi conquistada nas eliminatórias da Ásia Ocidental, realizadas em casa no mês de dezembro. O Kuwait ficou em segundo lugar, sendo superado pelo Catar. Apesar de caírem em um grupo difícil, os kuwaitianos iniciaram a campanha com um bom empate diante dos fortes uzbeques. As vitórias sobre Indonésia e China carimbaram a primeira colocação no Grupo D e a vaga para enfrentar a Austrália nas quartas de final. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, o Kuwait acabou derrotado pelos australianos na prorrogação. O desempenho foi bom o bastante para garantir passagem à Tailândia 2012 como seleção de melhor campanha dentre as derrotadas nessa fase de disputas, já que a anfitriã da Copa do Mundo de Futsal da FIFA acabou se classificando às semifinais, liberando um posto.
Amanhã
O Kuwait tem vivido meses bem produtivos desde a chegada do técnico espanhol Luis Fonseca. E com o elenco respondendo de forma tão positiva às instruções, são altas as expectativas do treinador para a participação do país em solo tailandês. "Chegar à Copa do Mundo era a nossa meta, mas a maioria das pessoas achava que não estávamos sendo realistas", desabafou Fonseca após o torneio classificatório. "Sabíamos que os jogadores eram capazes de transformar o Kuwait em uma seleção competitiva no futsal, por isso merecem todo o respeito por terem dado o máximo de si."
Nomes e números
Destaques
Ahmad Al Farsi, Abdulrahman Al Wadi, Shaker Al Mutairi e Abdulrahman Al Taweel.
Campanha nas eliminatórias
Após empatar em 1 a 1 com o Uzbequistão e vencer a Indonésia e a China por 9 a 3 e 5 a 0 respectivamente, o Kuwait ficou com a liderança do Grupo D do Campeonato Asiático de Futsal, superando no saldo de gol os uzbeques, que ficaram em segundo lugar. Nas quartas de final, a seleção kuwaitiana ficou no 2 a 2 com a Austrália no tempo normal, mas acabou perdendo na prorrogação. A vaga para o Mundial veio graças à melhor campanha entre as seleções derrotadas nessa fase da competição.
O número
7 — Os jogadores que balançaram as redes pelo combinado kuwaitiano no Campeonato Asiático de Futsal, totalizando 17 tentos nas quatro partidas disputadas pelo país. Esse também é o número de pontos conquistados e de gols sofridos pelo Kuwait durante o torneio.
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário