República Tcheca (CZE)
Ontem
Em 2004, a República Tcheca participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Na fase intermediária, também disputada em grupos, o país do Leste Europeu foi eliminado após sofrer derrotas contra Espanha (0x2), Portugal (4x8) e Itália (0x3). Há quatro anos no Brasil, a equipe do treinador Tomás Neumann não passou da primeira fase. Apesar de terem vencido o Uruguai e a Líbia, os tchecos não foram páreo para o Brasil, que acabou ficando com o título, e para o Irã. O maior triunfo do selecionado tcheco no futebol de salão foi o terceiro lugar na Eurocopa 2010.
Hoje
Na Euro 2012, disputada recentemente, a República Tcheca não demorou para ser eliminada. Após derrotas contra a anfitriã Croácia e a Romênia, o torneio continental chegou ao fim para os tchecos logo após a fase de grupos. O técnico Neumann, no entanto, continua confiando no experiente jogador Michal Mares. Aos 36 anos, ele disputará o seu segundo Mundial na Tailândia e foi um dos principais nomes da equipe na campanha do bronze na Euro 2010, ao lado do irmão Roman, de Lukas Resetar e Marek Kopecky.
Amanhã
Na Tailândia 2012, o grande objetivo dos tchecos é chegar até as quartas de final. Para isso, Neumann conta com inúmeros jogadores experientes e também com alguns jovens talentosos, como o meia-atacante Michal Seidler, de 22 anos, e o zagueiro Jiri Novotny, que em 2008 também integrou o elenco tcheco e entrou em quadra em três partidas da equipe.
Nomes e números
Destaques da atualidade
Roman Mares, Michal Mares, Lukas Resetar, Marek Kopecky
Campanha nas eliminatórias
Depois de passar pela fase de grupos com triunfos sobre Holanda (5x1), Turquia (3x2) e Bielorrússia (5x2), a República Tcheca teve muitas dificuldades contra a Eslovênia nos playoffs para garantir a sua vaga na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Os tchecos perderam o jogo de ida por 2 a 0 e saíram perdendo por 1 a 0 na volta. No entanto, graças à experiência de Roman Mares, autor de dois gols, o país conseguiu a vitória por 4 a 1 e a classificação.
O número
4 — Quatro jogadores do elenco da República Tcheca tinham 35 anos ou mais durante as eliminatórias. No entanto, justamente essa experiência foi um dos fatores que ajudou os tchecos a se classificarem para o Mundial de Futsal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário