sábado, 13 de outubro de 2012

Mundial de Futsal: Europa: Equipe: Espanha




 

Espanha (ESP)



Ontem
Depois da fraca campanha na Holanda 1989, primeira edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, em que não passou nem da fase de grupos, a Espanha se tornou uma indiscutível potência da modalidade, a ponto de ter sido a única equipe capaz de contestar a esmagadora supremacia do Brasil. Com efeito, após o terceiro lugar em Hong Kong 1992 e o vice-campeonato como anfitriã em 1996, a seleção ibérica conquistou dois títulos consecutivos, na Guatemala 2000 e em Taipei 2004, superando os brasileiros na fase decisiva em ambas as ocasiões. Em 2008, os espanhóis tiveram uma nova chance de bater os rivais na final, mas o selecionado canarinho acabou erguendo a taça em casa, com uma vitória na disputa de pênaltis.

Hoje
Após ser vice-campeão no Brasil, o técnico Venancio López iniciou um bem-sucedido processo de renovação, que em 2012 culminou no tetracampeonato europeu consecutivo. A supremacia continental da Espanha ganhou novos capítulos nas eliminatórias para a Tailândia, com vitórias sobre Noruega (8 a 0), Bélgica (6 a 0) e Bósnia e Herzegovina (6 a 0) na etapa principal e outras duas no confronto decisivo contra a Eslováquia (12 a 0 na soma dos placares).

Amanhã
"A nossa seleção nunca tira o pé do acelerador", disse López após a partida de volta contra os eslovacos. "Estamos há 108 jogos sem perder, quase sete anos, justamente por causa da mentalidade competitiva do grupo. Apesar da goleada por 4 a 0 que aplicamos no jogo de ida, sabíamos que a partida poderia ser fácil ou difícil, mas, sempre que possível, devemos jogar com o máximo de intensidade e concentração. Vamos tentar continuar assim."

Nomes e números
Destaques da atualidade
Juanjo (goleiro), Luis Amado (goleiro), Kike (fixo), Ortiz (fixo), Álvaro (ala), Sergio (ala), Fernandão (pivô)

Campanha nas eliminatórias
A Espanha ganhou os cinco jogos que teve de disputar para carimbar a vaga na Tailândia. No total, marcou 32 gols e não sofreu nenhum. Os principais artilheiros foram Sergio e Fernandão, com seis gols cada um.

O número
44 — É a quantidade de partidas que a Fúria disputou na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, tendo sido a segunda seleção que mais vezes entrou em quadra na competição, atrás apenas do Brasil, com 49 jogos. Além disso, a Espanha integra, junto com Brasil e Argentina, a lista dos únicos países que marcaram presença nas seis edições do torneio realizadas até hoje.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário