Paraguai (PAR)
Ontem
Nas quatro edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA que disputou, o Paraguai nunca conseguiu sair da sombra de Brasil e Argentina, os dois gigantes sul-americanos do esporte. Depois de participar dos Mundiais realizados em 1989 e 1992, a seleção paraguaia ficou de fora da competição em duas ocasiões. Ela voltou a disputar o torneio em 2004, mas não passou da primeira fase. Em 2008, os paraguaios tiveram destaque e terminaram em primeiro no Grupo B, à frente da Itália. No entanto, na segunda fase da competição, a equipe acabou derrotada por Espanha, Rússia e Argentina.
Hoje
O nível da seleção paraguaia evoluiu muito nos últimos anos. Em 2011, a Albirroja foi campeã da Copa Mercosul, no Uruguai. As vitórias contra os donos da casa e contra os argentinos mostraram a ótima fase do selecionado. Ainda no ano passado, a equipe foi a terceira colocada na Copa América de Futsal, organizada pela Argentina. O sucesso foi confirmado recentemente, com a classificação à Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Os paraguaios se classificaram depois de perderem a final do Grupo B para os argentinos, na disputa por pênaltis.
Amanhã
Após o ótimo desempenho nas eliminatórias, o objetivo na Tailândia 2012 é realizar uma campanha melhor que as anteriores. Segundo o capitão Fabio Alcaraz, o progresso da seleção é resultado do clima entre os jogadores e do excelente trabalho do técnico brasileiro Fernando Ferretti. "Estamos juntos desde 2004 e chegou o tempo de ganharmos", afirmou o atleta. "Estamos acostumados a enfrentar as grandes equipes e gostamos disso. O novo técnico nos ajudou a mudar a nossa mentalidade, devemos muito a ele."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Fabio Alcaraz, Juan Salas, Walter Villalba, Pedro Ortiz
Campanha nas eliminatórias
O Paraguai terminou a primeira fase das eliminatórias no segundo lugar da chave, após vencer o Equador por 3 a 0, a Venezuela por 6 a 0 e o Uruguai por 4 a 2. Em seguida, perdeu para a Colômbia por 7 a 2. Na semifinal, a seleção paraguaia venceu o Brasil por 5 a 3 na prorrogação, mas perdeu a final contra a Argentina nos pênaltis.
O número
8 — Os jogadores da seleção do Paraguai que defendem clubes estrangeiros e participaram das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Todos jogam na Itália, sendo três na Roma: os gêmeos Emmanuel e Gabriel Ayala, além de Oscar Velázquez.
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário