sábado, 13 de outubro de 2012

Mundial de Futsal: Europa: Equipe: Itália


Itália (ITA)





Ontem
Apesar de contar com um campeonato nacional de altíssimo nível, a Itália ainda não conseguiu vencer a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Os italianos participaram do torneio cinco vezes e foram vice-campeões uma. A estreia aconteceu em 1989, na edição inaugural do evento, e embora eles tenham se classificado aos dois Mundiais seguintes, as três participações acabaram em decepção. A Azzurra não se classificou em 2000, levando muita gente a duvidar que a seleção fosse capaz de deixar a sua marca no cenário internacional. Mas o país deu a volta por cima com o vice-campeonato em 2004, seguido de um convincente terceiro lugar quatro anos mais tarde.

Hoje
A Itália teve uma trajetória relativamente tranquila a caminho da Tailândia 2012. Na primeira fase das eliminatórias, os triunfos sobre Polônia, Bulgária e Romênia deram aos italianos o primeiro lugar da chave. Em seguida, eles derrotaram os noruegueses em dois jogos. Além de sofrer apenas cinco gols nas cinco partidas da competição preliminar, a equipe italiana marcou 26 gols e terminou com o segundo melhor ataque do torneio classificatório, atrás da bicampeã mundial Espanha.

Amanhã
O técnico Roberto Menichelli fez muitas alterações no plantel que terminou na terceira colocação no Mundial de 2008. Somente dois atletas, Márcio Forte e Saas Assis, sobreviveram às mudanças. E a dupla retribuiu marcando gols decisivos no primeiro jogo do mata-mata contra a Noruega. Menichelli, que defendeu a Itália como jogador na Copa do Mundo de Futsal da FIFA 1992, está orgulhoso do elenco, mas não abre mão da cautela. "Alcançamos a meta principal ao nos classificarmos para a Tailândia, mas depois da vitória contra a Noruega não vai ser fácil manter a intensidade", comentou o treinador logo após a partida contra o selecionado nórdico. "Gostaria de agradecer a todos que torceram por nós e nos ajudaram a realizarmos os nossos objetivos até aqui."

Nomes e números
Destaques da atualidade
Saad Assis, Márcio Forte, Vampeta, Fortino, Gabriel Lima, Humberto Honório

Campanha nas eliminatórias
A classificação italiana no Grupo 2 das eliminatórias europeias começou a ser construída com vitória de 5 a 2 sobre a Polônia, seguida de um humilhante 10 a 1 contra a Bulgária e triunfo por 4 a 2 frente à Romênia. No mata-mata contra a Noruega, os italianos abriram uma vantagem considerável ao fazerem 5 a 0 fora de casa no jogo de ida. Em seguida, venceram a volta e carimbaram passaporte para a Tailândia com 7 a 0 na soma dos placares.

O número
10 — Os gols marcados pela Itália na partida contra a Bulgária pela segunda rodada do Grupo 2, cifra que corresponde ao placar mais dilatado desta edição das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Dez também é o total de jogadores que balançaram as redes ao longo da campanha italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário