quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Cespro/São Caetano continua investindo no futsal menores. Após trazer o treinador Rodrigo ex-gremetal para as categorias sub 09 e sub 11 contratou nesta ultima semana o treinador BRUNO ERRERIA, para sua categoria SUB 17.


Estudioso e com experiencia nas menores o treinador é uma nova aposta para o futuro da categoria.
Com bons trabalhos de formação nas menores e com o conhecimento sobre o futsal mostrado neste último ano seu nome rodou muito na federação para assumir equipes de ponta com a virada do mercado e achamos que seria interessante tê-lo como novo treinador do sub 17 uma categoria difícil de se trabalhar mas com uma oportunidade imensa de visibilidade para quem trabalha e estuda muito o futsal. Ele já mostrou ser competente e trabalhador.
Quando se contrata um novo treinador devemos deixá-lo trabalhar, montar seu plantel e dar tempo para que o trabalho seja assimilado pelo grupo e assim dar resultados, nao teremos pressa para que seu bom trabalho de resultados acreditamos e muito no potencial que ele tem e com certeza terá aqui bons resultados diz o diretor Ari.


Professor como você encara esta nova realidade agora em uma categoria maior?

Bem, fiquei surpreso com a proposta pelo fato de estar em categorias menores como sub 09 e sub 11.
Tive nas passagens por clubes como A. Portuguesa Desportos e pelo A.D Asa treinadores competentes ao lado como Caio Fernandes que tive o prazer de trabalhar e aprender a iniciar como treinador com a formação das equipes sub 07, sub 08 e sub 09 e consegui desenvolver isso no Asa chegando as oitavas do estadual ano passado deixando uma base excelente para o ano que vem no sub11 meninos que já atuaram neste primeiro semestre no sub 11. Pelo A.D Asa tive contato com o Cassio um dos grandes treinadores de Sub 20 e meu coordenador lá que me passou informações valiosas e principalmente com o VAL campeão estadual sub 17 em 2011 e atualmente no Palmeiras SUB 20, este acredito que um profissional que me ensinou muito nas trocas de ideias e me encorajou assumir este novo trabalho.
Agora é colocar o que sei em prática no dia a dia de treinos, formar um bom plantel, continuar estudando e buscando sempre novas conversas com treinadores mais experientes e trabalhar muito. Acabo de fazer uma especialização de psicologia esportiva já havia me especializado em treinamento desportivo, futebol e futsal e estudar nos abre a mente e nos prepara para estas novas situações


Como foram suas passagens pelos clubes que atuou?

Estou a pouco tempo no futsal como treinador. Iniciei como auxiliar na A.Portuguesa de Desportos, acompanhando as equipes nos titulos sub 07, sub 08 e vice sub 09 de 2010, passei ao C.T.C Vila Ema nas categorias sub 07 e sub 08 sem a classificação do metropolitanos menores recebi um convite do A.D ASA e fui para lá para no estadual, ano passado demos sequencia chegamos a 3 finais de liga guarulhense e a classificação as oitavas do estadual 2012 até este convite surgir e optar por abraçar este novo projeto.
Tenho um trabalho formador de onde sairam muitos meninos para o futsal menores e hoje estam em grande clubes, o trabalho de treinador esta em uma evolução boa e estas passagens são de muito aprendizado e essenciais para este convite surgir.


Como você analisa o futsal de hoje?

O futsal hoje é um jogo muito mais dinâmico e estudado. Nas menores as grandes equipes (de camisa) ainda saem na frente devido a estrutura e preferencia de pais e atletas mas já conseguimos ver outras equipes chegando sempre as fases finais com belos trabalhos.
Nossa modalidade é uma das mais belas e bem jogadas, temos jogos brilhantes técnica e taticamente, muitos cursos surgiram, temos grandes profissionais na categoria adulto e sub 20 e a melhor liga do mundo com grandes jogadores. Hoje você vê surgir novos treinadores todo semestre, muitos treinadores estudiosos e a dinâmica do futsal tático e bem estruturado tornou o jogo sempre muito equilibrado a tendencia é que os jogos sejam cada vez mais táticos e imprevisíveis com placares apertados e finais sensacionais.

O que espera do seu presente/futuro?

Agora é colocar tudo que venho aprendendo no trabalho do dia a dia. É uma nova realidade com muito menos calor humano que um sub 09 e sub 11, sem aquela torcida em treino e jogos, sem os pais quase nunca presentes e com um trabalho que serve de preparação para o juvenil onde o atleta define seu futuro. É trabalhar e buscar estabelecer metas bem definidas. Tenho apoio da diretoria, dos patrocinadores que viabilizaram minha vinda e vou trabalhar com o objetivo de fazer ótimos campeonatos.

Um comentário: