sábado, 8 de dezembro de 2012

Tecnologia ajuda a Seleção durante o Mundial feminino


Luis Domingues/CBFS

Felipe coleta amostras do sangue de Valéria durante uma das sessões

Para evitar qualquer tipo de problema nesta reta final de Mundial feminino, o Departamento Médico da Seleção Brasileira trabalha com o auxílio de aparelhos tecnológicos, monitorando a situação física de cada atleta. Assim, o técnico Marcos Sorato recebe um aval individual e vem recebendo boas notícias.

Neste sábado (8/12), as jogadoras passaram por uma sessão de coleta de sangue, com uma máquina que detecta o desgaste muscular individual. As respostas dos exames foram positivas, e o fisiologista da Seleção, Felipe Fernandes, explica para que serve este processo.

"É o exame do CK, de nome composto Creatina Kinace. Ele é um biomarcador de fadiga. Conseguimos identificar a quantidade de lesões musculares na atleta no momento. O exame mostra para a gente se as meninas estão conseguindo recuperar a musculatura delas no tempo que a gente precisa", diz o fisiologista.

Para efeito de comparação, Felipe utiliza amostras retiradas em outras ocasiões, tendo, portanto, uma avaliação precisa da situação de cada uma. "Nós fizemos duas coletas na sessão de treinamento, e agora esta, que é feita no final da primeira fase. Assim, conseguimos comparar para saber se houve alguma alteração", afirma.

O DM da Seleção que está em Oliveira de Azeméis (POR) ainda é composto pelo fisioterapeuta Pedro Masiero e pelo médico Mauro Fuziki. Vale lembrar que a equipe, treinada por Marcos Sorato, encara a Rússia na semifinal da competição. O confronto está marcado para 17h30min (horário de Brasília).

CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário