quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vitória apertada da Itália para manter os 100%


Vitória apertada da Itália para manter os 100%

A goleada que muitos esperavam acabou não acontecendo. Em um jogo mais difícil do que o esperado, a Itália dominou, mas só foi deslanchar no final do segundo tempo para vencer o aguerrido México por 5 a 2 nesta quinta-feira, em um choque entre líder e lanterna do Grupo D da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. A Azzurra, no entanto, fez a lição de casa, manteve os 100% de aproveitamento e confirmou a liderança da chave com nove pontos. O México, por sua vez, se despede da competição sem vitórias.

Para chegar ao triunfo, foi preciso muita paciência da parte dos italianos. Mesmo melhor em quadra, a equipe sofreu com a própria falta de pontaria e ainda escapou de forma milagrosa de um gol mexicano, quando Jairo dos Santos desperdiçou incrível chance aos 15 minutos. Pouco depois, saiu o gol do alívio, com Marco Ercolessi fazendo 1 a 0 para os europeus.

A vantagem, no entanto, durou pouco. Logo após a volta do intervalo, o México buscou o empate com Morgan Plata, para surpresa geral dos presentes ao Ginásio Huamark, em Bangcoc. Incomodada com a perda momentânea dos 100%, a Itália foi para cima e conseguiu dois gols em dois minutos, novamente com Ercolessi e, depois, com Rodolfo Fortino. Guerreiro, o México ainda descontou novamente com Plata, mas Fortino e Luca Leggiero encerraram qualquer chance de reviravolta.

Vice-campeã mundial em 2004, a Itália segue forte na disputa pelo título, mas certamente precisará corrigir alguns erros a partir das oitavas de final, quando enfrenta um dos quatro melhores terceiros colocados dos grupos.

O que eles disseram
“Foram vários motivos que fizeram a partida contra o México ser dura. O México queria ganhar seus primeiros pontos em um Mundial e queriam terminar com uma boa atuação. A defesa deles esteve bem e não tivemos muito espaço. Já estávamos classificados e não jogamos totalmente concentrados. Isso acontece, mas não deveria. Ainda assim, acho que terminamos com uma boa atuação.”
Roberto Menichelli, treinador da Itália

“Jogamos bem no início, com uma boa estratégia. Às vezes sentimos a falta de experiência, mas é normal. Infelizmente, este é um esporte que não permite falhas. Quando estávamos atrás em 3 a 2, alguns dos nossos jogadores que estão acostumados com o futebol de campo foram com tudo para o ataque e esta não é a forma correta no futsal. A prova é que tomamos dois gols na sequência.”
Ramon Raya, treinador do México

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário