segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Kopecky lidera o sonho tcheco


Kopecky lidera o sonho tcheco


Aos 35 anos, Marek Kopecky é — depois do goleiro Libor Gercak, com 37 — o jogador mais velho e, por isso mesmo, o mais experiente da seleção tcheca na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. No jogo contra o Kuwait, Kopecky deu uma prova da liderança que exerce na equipe ao marcar o primeiro gol da República Tcheca, abrindo caminho para a vitória por 3 a 2.

"Como um dos jogadores mais experientes, assumo com prazer o papel de líder da equipe, já que temos um grupo tão jovem", contou o camisa 8 ao FIFA.com após a estreia dos tchecos na competição. "Sinto-me muito bem nesta função. Espero que eu esteja ajudando os outros com a minha experiência e que, assim, possamos continuar vencendo."

A impressão era que os tchecos sairiam com uma vitória fácil contra o Kuwait, que alcançou apenas as quartas de final no último Campeonato Asiático de Futsal. Com apenas cinco minutos para o encerramento da partida, o placar marcava 3 a 0 para os europeus, com gols de Kopecky, Michael Belej e Tomas Koudelka. Porém, o selecionado do treinador Tomas Neumann não conseguiu manter a calma necessária até o fim do jogo.

Para Kopecky, entretanto, há uma simples explicação para o fato. "Foi a nossa primeira partida no Mundial e a estreia é sempre muito difícil, pois todos querem começar a competição da melhor forma possível", analisa o ala, que também esteve presente no Mundial de 2008 realizado no Brasil. "Foi um jogo muito complicadi. Depois de abrir três gols de diferença, começamos a ficar nervosos sem motivo e acabamos deixando o adversário encostar no marcador. Isso é algo que não podemos deixar acontecer de novo nos próximos confrontos."

Os dois nomes da partida acabaram sendo Kopecky e o goleiro Gercak, que transformaram experiência em uma boa exibição. O arqueiro salvou os tchecos com defesas importantes, enquanto Kopecky foi o responsável por manter a calma e aliviar a pressão da equipe.

Na zona mista, o ala preferiu elogiar os colegas a comentar a própria atuação. "Estou muito satisfeito com a partida que fizemos", comentou o tatuado jogador. "Temos atletas muitos novos e que possuem pouca experiência internacional, mas acredito que iremos evoluir a cada partida."

Sem perder as oitavas de vista
Na próxima terça-feira, a República Tcheca vai precisar estar atenta ao encarar a forte seleção do Egito. Sob pressão devido à derrota por 3 a 1 contra a estreante Sérvia, os egípcios entrarão em quadra com tudo. "A partida contra o Egito será parecida com a que tivemos contra o Kuwait", antecipa Kopecky. "Os egípcios possuem uma seleção muito forte, com jogadores muito habilidosos. Não será fácil."

Caso a terceira colocada no Campeonato Europeu de 2010 vença o confronto, a primeira meta na competição já terá sido alcançada. "O primeiro objetivo é nos classificarmos no grupo", definiu o ala. "Então, depois das oitavas de final, nada é impossível. Se tivermos azar, teremos pela frente um adversário muito forte já na segunda fase."

E será exatamente num momento como o descrito acima que a experiência e a espontaneidade do líder tcheco poderão fazer a diferença, garantindo a segurança necessária à jovem seleção da República Tcheca.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário