quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saúde do Atleta: Futsal x Cerveja

Saúde do Atleta: Normalmente quando acaba o jogo, o atleta resolve tomar umas cervejas com os amigos, veja o que acontece: esta única cerveja, se transforma em algumas. A partir daí surgem os problemas que afetam o seu desempenho.

Esta quantidade alta de cerveja sobrecarregam o estômago, e por conta disso, o cérebro entende como ingestão de líquido e não sabe distinguir ÁGUA DO ÁLCOOL.

As idas constantes ao banheiro, faz com que a primeira urina, tenha uma cor mais amarelada, enquanto as posteriores ficam mais transparente. Assim, o rim alivia o trabalho do estomago, este avisa o cérebro que continua entrando muito líquido, e ele avisa o rim, continua filtrando sangue. Daí em diante o rim começa a filtrar apenas água, por isso à urina fica transparente.

Então quanto mais álcool é ingerido, mais água é eliminada. Aumentando o teor alcoólico no organismo, começam a vir os sintomas de moleza, perda de reflexo, entre outros. Sendo assim, com o aumento abusivo do teor alcoólico, o cérebro perde o controle total e desliga você.

Ele faz isso como mecanismo de defesa pro organismo, e por meio do sangue ele retira água de todos os órgãos para limpar o organismo. Como o cérebro é constituído de 75% de água, aproximadamente, ele é o que mais sofre com tudo isso, daí vêm às dores de cabeça do dia seguinte.

Então, concluímos que o descanso e a alimentação é que garante o seu desempenho, e que uma vida desregrada afeta toda a performance, influenciando diretamente em todo o trabalho da comissão técnica, sendo assim é mais fácil conscientizar o atleta destas coisas, utilizando períodos de folga para palestras de conscientização, coisa que faço nas equipes por onde passo.

Prof. Sampaio, Consultor em Treinamento
Prep. Físico, ex- Suzano e São José
www.sampaioms.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário