Irã (IRN)
Ontem
Com dez títulos do Campeonato Asiático de Futsal e cinco participações consecutivas na Copa do Mundo de Futsal da FIFA no seu histórico, o Irã é indiscutivelmente a maior potência da Ásia na modalidade. Desde a ausência na Holanda 1989, edição inaugural do torneio, os iranianos nunca mais ficaram de fora deste grande evento. A melhor participação do país aconteceu em Hong Kong 1992, quando chegou às semifinais, mas ficou com a quarta colocação. E, apesar de não ter conseguido passar da primeira fase nas três edições seguintes, o Irã brilhou no Brasil 2008, oportunidade em que terminou no quinto lugar.
Hoje
O Campeonato Asiático de Futsal teve todos os holofotes voltados para o Irã, que chegou à competição disputada nos Emirados Árabes como atual tricampeão e maior candidato ao título. Como já era esperado, ficou em primeiro lugar do grupo com três vitórias e apenas um gol sofrido. Contudo, após superarem o Uzbequistão por 6 a 3 nas quartas de final e assegurarem passagem para o Mundial, os iranianos acabaram caindo diante da Tailândia por 5 a 4 na prorrogação. Nem mesmo os 4 a 0 sobre a Austrália na disputa pelo terceiro lugar serviram de consolo para uma nação acostumada com a vitória — esta foi apenas a segunda vez em 12 edições que a taça não ficou com o Irã.
Amanhã
Liderada pelos craques Vahid Shamsaee e Mohammad Taheri, a seleção iraniana tem material humano suficiente para dar o que falar na Tailândia. Pelo menos essa é a opinião do técnico Ali Sanei. "Isso serviu como um alerta para nós, temos de nos perguntar aonde queremos chegar no Mundial", admite. "Acredito que esta equipe pode estar entre as quatro melhores do mundo."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Mostafa Nazari (goleiro), Ali Hassanzadeh (ala), Mohammad Taheri (pivô) e Vahid Shamsaee (pivô).
Campanha nas eliminatórias
Das seis partidas que disputou no Campeonato Asiático de Futsal, o Irã venceu cinco e perdeu uma, marcou 45 gols e sofreu nove. Os maiores goleadores do combinado iraniano foram Ali Hassanzadeh e Vahid Shamsaee, com sete tentos cada, ainda que as seis assistências deste último tenham lhe garantido o título de artilheiro da Ásia pela oitava vez.
O número
5 — As edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA disputadas pelo Irã, cifra que faz desta a segunda seleção com o maior número de participações no torneio, ao lado de Austrália, Estados Unidos e Itália, e atrás de Brasil, Argentina e Espanha.
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário