terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mundial de Futsal: Ásia: Equipe: Japão


Japão (JPN)



Ontem
O Japão vem melhorando continuamente o seu desempenho na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O atual campeão da Copa de Futsal da Ásia esteve entre os participantes da primeira edição do torneio, em 1989, mas voltou para casa após sofrer três derrotas na primeira fase. Depois de três tentativas fracassadas de se classificar, o país voltou ao Mundial de Futsal em 2004 e conseguiu o seu primeiro ponto ao empatar por 1 a 1 com os EUA, mas foi novamente eliminado na fase de grupos. Quatro anos mais tarde, em um grupo muito competitivo, que contava com Brasil e Rússia, os japoneses conseguiram duas convincentes vitórias contra Cuba e Ilhas Salomão, apesar de terem sido eliminados precocemente mais uma vez.

Hoje
A classificação nipônica para a Tailândia 2012 não foi surpresa, mas poucas pessoas apostavam que a equipe do técnico Miguel Rodrigo conquistaria o título continental, já que o Irã havia vencido dez das 11 edições anteriores da Copa de Futsal da Ásia. O sucesso se baseou em uma excelente combinação entre organização defensiva e talento no ataque. O destaque da equipe foi o capitão Rafael Henmi.

Amanhã
Como ficou claro com a participação do Japão na Copa de Futsal da Ásia, o selecionado nipônico tentará chegar longe na Tailândia 2012. O técnico espanhol Miguel Rodrigo é conhecido por ter um muitos conhecimentos técnicos e uma grande capacidade motivacional. Jogadores como Henmi, Tetsuyi Murakami e o experiente Kenichiro Kogure serão uma pedra no sapato para as defesas adversárias. No entanto, Henmi, eleito o melhor jogador da Copa de Futsal da Ásia, enfatizou a importância de jogar com humildade. "Precisamos continuar a trabalhar duro", afirmou. "A nossa união e o nosso espírito de equipe foram essenciais, e espero que também seja assim na Copa do Mundo."

Nomes e números
Destaques do momento
Kenichiro Kogure, Rafael Henmi, Tetsuyi Murakami

Campanha nas eliminatórias
A triunfante campanha do Japão na Copa de Futsal da Ásia começou em meio ao nervosismo, já que o país só derrotou o Líbano na partida de abertura graças a um gol de Henmi nos últimos segundos. Depois disso, no entanto, o selecionado nipônico teve bastante tranquilidade, vencendo o grupo com mais duas vitórias por 6 a 1 contra Taipei e Tadjiquistão. Na fase de mata-mata, os japoneses venceram o Quirguistão por 1 a 0 e a Austrália por 3 a 0. Na final contra a Tailândia, os samurais conseguiram mais uma goleada, por 6 a 1 contra a Tailândia, e ficaram com o título continental.

O número
5 — Tendo sofrido somente cinco gols na vitoriosa campanha da Copa de Futsal da Ásia, apenas deles três na fase de mata-mata, o Japão teve a melhor defesa do torneio.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário