segunda-feira, 17 de junho de 2013

Confederação Brasileira de Futsal celebra 34 anos

Viviane Sobral/CBFS

Presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos; vice-presidente geral, Vicente Piazza; vice-presidente de Administração, Louise Bedê; e vice-presidente de competições, Renan Tavares, compõem atual ges

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) completa 34 anos neste dia 15 de junho de 2013. Fundada em 1979, a CBFS desenvolveu e difundiu a modalidade pelo país e transformou o futsal em um dos esportes mais praticados no mundo.

O vice-presidente geral da CBFS, Vicente Piazza - presidente em exercício devido à viagem de Aécio de Borba Vasconcelos para a Venezuela, onde acompanha a Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-21 -, foi um dos principais entusiastas na fundação da entidade. Naquele ano, Piazza recorda que o movimento contava com o apoio de apenas alguns Estados brasileiros.

"A Confederação Brasileira de Futsal foi fundada em 1979, com o Aécio de Borba como presidente e eu como vice. Tínhamos algumas federações e era tudo bem menor. Houve um desenvolvimento muito grande, e hoje temos federações em todos os Estados e na capital do país", afirma Piazza.

E toda essa batalha para divulgar o futsal pelo Brasil acabou ganhando o exterior, transformando o país no principal exportador da modalidade nos outros continentes. Com excursões da Seleção Brasileira, os estrangeiros passaram a admirar a modalidade. Um grande feito da CBFS, conforme aponta Piazza. 

"Conseguimos aumentar o número de países praticantes, principalmente pela vontade de divulgar o futsal no exterior. Participamos da criação da FIFUSA (entidade que geria o futsal internacionalmente) e partimos para fazer o primeiro mundial, em 1982, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Depois de alguns anos, resolvemos fazer parte da FIFA, quando João Havelange era presidente. No total, vencemos 7 mundiais - 2 pela FIFUSA e 5 pela FIFA", aponta o vice-presidente Geral da CBFS.

Números alcançados

Nesses 34 anos, além das 27 federações, a CBFS possui mais de 5 mil clubes espalhados pelo país filiados. São 415.191 atletas inscritos até o início de junho de 2013, no último levantamento feito pelo Departamento de Inscrições da entidade.

Para desenvolver o esporte no país entre as mais diferentes idades, a CBFS promove anualmente competições nacionais de seleções e clubes nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-20 e adulto, nos gêneros masculino e feminino. As Ligas Futsal Masculina e Feminina, as Taças Brasil de Clubes e Ligas Regionais são garantia do futsal na mídia por todo o ano, além da Seleção Brasileira. 

Nos gramados

Além de revelar talento para as quadras, o futsal é responsável por também abastecer o futebol, revelando diversos jogadores para os gramados. Atletas como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Juninho Pernambucano iniciaram no esporte através do futsal. 

Dos 23 atletas presentes na convocação do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações, que ocorre no Brasil, entre os dias 15 e 30 de junho, 10 passaram por competições oficiais da CBFS quando eram mais jovens. São eles:

David Luiz - zagueiro
Fernando - volante
Filipe Luis - lateral-esquerdo
Jadson - meia
Jean - volante (convocado como lateral-direito)
Júlio César - goleiro
Lucas - meia
Luiz Gustavo - volante
Marcelo - lateral-esquerdo
Neymar - atacante


Incentivo

Para construir toda essa longa história de sucesso, a CBFS conta com o apoio de patrocinadores para a ativação de projetos. Atualmente, o Correios é o patrocinador oficial, mantendo, inclusive, duas escolinhas de futsal - uma em Ceilândia (DF) e outra na Caucaia (CE). O projeto, aliás, já revelou bons frutos, como o pivô Wendel, convocado para defender a Seleção Brasileira de Futsal no Sul-Americano Sub-21, que ocorre na Venezuela de 15 a 22 de junho.

Além do Correios, o Banco do Brasil e a Chevrolet também dão suporte ao desenvolvimento dos garotos nas quadras. O Banco do Brasil, aliás, também incentiva a criação de Escolinhas de futsal, tendo ativado uma na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. 

Sempre que a Seleção Brasileira de Futsal participa de competições e amistosos, os patrocinadores são responsáveis por ações que aproximam os atletas do torcedor, como jantares e atividades de cunho social - visitas a instituições de caridade e plantio de mudas. Atualmente, a Pulse é a empresa responsável por fornecer o material esportivo da equipe brasileira.

Números
7 títulos mundiais masculinos, de 10 disputados
3 títulos mundiais femininos, de 3 disputados
415.191 jogadores inscritos e registrados
5.013 clubes e associações filiados
3 escolinhas mantidas em parceria com patrocinadores 
40 edições da Taça Brasil, a competição mais tradicional do calendário
24 certames nacionais serão disputados, ao todo, em 2013, organizados pela CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário