terça-feira, 6 de novembro de 2012

Henmi, nos passos dos ídolos


Henmi, nos passos dos ídolos

Com uma média de idade de 32 anos e três meses, a seleção japonesa é a mais experiente das 24 que participam da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, além de ser a equipe mais velha da história da competição. Nada disso surpreende quando se sabe que o Japão registra os dois atletas com a maior idade já observada em Mundiais da disciplina: o atacante Kazu Miura e o defensor Tetsuya Murakami, que comemoraram 45 anos em 2012.

A presença dos veteranos é uma vantagem para o caçula da seleção, Katsutoshi Henmi, que tem 25 anos a menos e espera tirar partido da experiência da dupla. "Eles viveram muita coisa ao longo de belas carreiras e disputaram diversas competições", explica o melhor jogador do Campeonato Asiático de Futsal deste ano ao FIFA.com.

"Eles se esforçam para transmitir a grande experiência que possuem aos mais jovens", completa. "Participar da Copa do Mundo de Futsal é uma honra para mim, porque é o sonho de todo jogador. Considerando a minha pouca idade, essa competição é ainda mais importante para mim, e sei que todo mundo está acompanhando o torneio."

Um encontro carregado de emoção
Nascido no Japão em 1992, Henmi tinha apenas dois anos quando a família se mudou para o Brasil. Durante os 14 anos em que viveu no país, aprendeu a jogar futsal e praticou a disciplina até 2008, quando voltou à Terra do Sol Nascente para dar início à sua carreira profissional. Atualmente joga no Nagoya Oceans, clube com o qual foi campeão asiático em 2011.

Por isso mesmo, a partida que abriu o Grupo C da Tailândia 2012, contra a Seleção Brasileira, teve um sabor todo especial para o ala japonês, que ganhou o nome de Rafael na pátria adotiva. "Estava emocionado no jogo com o Brasil", admite ele. "Cresci lá e foi especial encontrar jogadores que são modelos para mim."

Embora o Japão tenha sido derrotado nesse primeiro compromisso, Henmi e os companheiros se recuperaram bem diante de Portugal. Aliás, foi o jovem quem marcou o gol do empate em 5 a 5. "Foi uma partida fantástica para nós", avalia. "Estou muito feliz por ter feito um gol contra os portugueses, mas o mais importante é a vitória da equipe."

O próximo objetivo dos japoneses é derrotar a Líbia na terceira e última rodada da chave. Caso garantam os três pontos, eles podem conquistar vaga inédita nos mata-matas do Mundial. Henmi está consciente da importância do confronto. "A meta é a classificação para a próxima fase, para coroar o trabalho realizado", diz. "Uma partida difícil nos aguarda, mas precisamos aproveitar a oportunidade e dar o máximo. A Líbia é uma boa equipe, com jogadores talentosos." Sem dúvida, a classificação seria um passo importante para que Henmi ganhe ainda mais maturidade.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário