quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fortino: "Aprendemos a lição"


Fortino: "Aprendemos a lição"

Restavam 46 segundos da partida pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 entre Itália e Portugal quando Rodolfo Fortino marcou um gol que deixou o placar empatado em 3 a 3. Ele foi ao delírio naquele momento e saiu correndo para o banco de reservas para comemorar o empate com os companheiros.

"Quando marquei o gol, a minha cabeça parecia um rio turbulento", afirmou o jogador de 29 anos em entrevista ao FIFA.com concedida durante a partida entre Espanha e Rússia, que ele acompanhou como espectador das arquibancadas. "Pensei apenas na minha família e nos meus companheiros, com quem trabalhei muito para alcançar o sucesso."

O gol de Fortino foi o que possibilitou à Itália chegar à prorrogação da partida e, então, vencer o jogo por 4 a 3. A Squadra Azzurra havia saído perdendo por 3 a 0 com gols logo nos primeiros 12 minutos da etapa inicial, e tudo indicava que não seria possível para a equipe se recuperar diante de Ricardinho e companhia.

"No segundo tempo, nós nos olhamos nos olhos e dissemos: 'Não éramos nós jogando esses primeiros 20 minutos'", disse Fortino. "Sabíamos que tínhamos condições de subir de rendimento e precisávamos fazer isso. Precisávamos nos recuperar, mostrar o nosso verdadeiro rosto e ter o nosso desempenho normal. Felizmente, conseguimos."

De fato, a equipe do técnico Roberto Menichelli mostrou a sua qualidade no segundo tempo e comemorou uma virada fantástica. Saad Assis (de pênalti), Gabriel Lima e Fortino marcaram os três gols que levaram a partida para a prorrogação. Então, Humberto Honorio anotou o gol da vitória.

"Foi uma partida extraordinária", afirmou o vice-artilheiro da seleção italiana no torneio, com seis gols. "Não consigo me lembrar de uma partida em que tenhamos saído perdendo por três gols e depois nos recuperado e virado o placar. Mas assim é o futsal. Acredito que merecemos a vaga na semifinal. Estávamos todos muito felizes e nos abraçamos no vestiário. Alguns até choraram de alegria. Foi muito emocionante."

Novo duelo contra Espanha
Na sexta-feira, o país que ficou na terceira colocação da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008 enfrentará a atual campeã europeia Espanha, que derrotou a Rússia por 3 a 2 nas quartas de final, em uma reedição da decisão da última Eurocopa de futebol de salão.

Fortino e os companheiros tiraram aprendizados importantes da partida contra os portugueses e agora estão totalmente concentrados no confronto com os espanhóis, que eles enfrentaram recentemente nas semifinais da Eurocopa 2012 e também no Mundial de 2008. Em ambas ocasiões, os italianos saíram de quadra derrotados.

"Aprendemos uma importante lição contra Portugal e, nas semifinais, vamos jogar da mesma forma que no segundo tempo com os portugueses", comentou Fortino. "Contra a Espanha será ainda mais difícil. Espero uma partida mais difícil do que na Eurocopa. A esta altura do torneio, não há mais jogos fáceis. Sabemos que a seleção espanhola é uma das duas mais fortes do torneio, juntamente com o Brasil. E respeitamos muito o desempenho dos espanhóis até aqui."

Nenhum comentário:

Postar um comentário