sábado, 10 de novembro de 2012

Experiência contra ambição


Experiência contra ambição

As oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 começam neste domingo com três seleções que nunca haviam chegado a esta fase da competição — Tailândia, Japão e Colômbia enfrentam a experiência de Espanha, Ucrânia e Irã. Antes, porém, o Paraguai vai em busca de revanche contra Portugal no jogo que abre a segunda fase.

O jogo do dia 
Paraguai x Portugal, Bangcoc, Ginásio Huamark, 11 de novembro, 16h (hora local)
Há quatro anos, a Albirroja mediu forças com o combinado luso no único confronto entre as duas seleções pela Copa do Mundo de Futsal da FIFA até hoje. Embora Portugal tenha vencido aquela partida do Grupo B do Brasil 2008 por 3 a 2, é impossível prever quem levará a melhor no duelo deste domingo e garantirá a primeira vaga nas quartas de final da Tailândia 2012.

E o que mais?
O embate entre Espanha e Tailândia promete atrair grande público, com os donos da casa disputando a segunda fase do torneio pela primeira vez, após a terceira colocação obtida no Grupo A. Antes da competição, as duas seleções enfrentaram-se em dois amistosos preparatórios, em Bangcoc e Nakhon Ratchasima, ambos vencidos pelos espanhóis. Os tailandeses esperam tirar vantagem da condição de anfitriões em uma difícil batalha contra os bicampeões mundiais, que chegaram pelo menos às semifinais em cinco das seis edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

O Japão terá uma tarefa não menos complicada diante da bem treinada Ucrânia. A terceira colocação no Grupo C bastou para que os campeões asiáticos conquistassem uma classificação histórica para as oitavas de final, mas a seleção do técnico Gennadiy Lisenchuk terminou em primeiro no Grupo A e tem tudo para ir longe na competição.

A partida que fecha o domingo terá a novata Colômbia enfrentando o Irã, um dos sete países ainda invictos na Tailândia 2012. Os sul-americanos buscarão confiança na excelente atuação da sua defesa no confronto contra a Rússia, pela rodada final do Grupo B.

Fique de olho
Depois de marcar três gols para o Paraguai na estreia contra a Ucrânia, Enmanuel Ayala recebeu um cartão vermelho e desfalcou a sua seleção na derrota por 6 a 3 diante da Costa Rica pela segunda rodada. No retorno contra a Tailândia, no entanto, o artilheiro voltou a brilhar, anotando o segundo gol da Albirroja e tomando conta do jogo. Contra Portugal, Ayala certamente terá papel crucial no esquema preparado pelo técnico Fernando Leite.

O número
9 — As partidas que a Espanha disputou contra seleções asiáticas na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Os bicampeões mundiais têm um retrospecto maiúsculo nesses confrontos, com apenas uma derrota no currículo, sofrida em 1992, quando caíram diante do Irã por 4 a 2 na fase de grupos. No mesmo torneio, contudo, os ibéricos vingaram aquele revés, batendo os iranianos na disputa pelo terceiro lugar.

O que eles disseram
"Antes do jogo contra a Rússia, calculamos que ficaríamos em terceiro lugar no Grupo F, não em segundo, mas isso não muda nada. O Irã será um adversário tão difícil quanto qualquer outro que viéssemos a enfrentar nas oitavas de final." Arney Fonnegra, técnico da Colômbia

Programação
Paraguai x Portugal (Bangcoc, Ginásio Huamark, 16h)
Ucrânia x Japão (Bangcoc, Ginásio Huamark, 18h30)
Espanha x Tailândia (Bangcoc, Ginásio Nimibutr, 18h30)
Irã x Colômbia (Bangcoc, Ginásio Nimibutr, 21h) 
(Todos os jogos estão no horário local)

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário