quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mundial de Futsal: Equipe: Costa Rica


Costa Rica (CRC)


Ontem
Passaram-se 20 anos desde que a Costa Rica participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Na sua estreia no torneio, os costa-riquenhos foram eliminados em Hong Kong 1992 logo após a primeira fase depois de sofrerem três derrotas, contra Bélgica (2 x 6), Brasil (1 x 15) e Austrália (6 x 8), despedindo-se do torneio com um saldo de nove gols marcados e 29 sofridos. Oito anos mais tarde, a campanha na Guatemala 2000 não foi muito melhor, mas pelo menos a seleção costa-riquenha conquistou a primeira vitória em um Mundial de Futsal. A equipe da América Central derrotou a Austrália por 6 a 2, mas foi eliminada logo na fase de grupos devido a derrotas diante de Rússia e Croácia.

Hoje
No Campeonato da CONCACAF, disputado em julho na Guatemala, a Costa Rica conquistou o seu segundo título continental, 12 anos depois de conseguir o  primeiro triunfo. Na final, a equipe do técnico Diego Solís venceu os guatemaltecos por 3 a 2 graças à excelente atuação do goleiro Jairo José Toruño.

Amanhã
A Costa Rica viajará com muita confiança para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, já que se sagrou campeã da sua confederação. O artilheiro Jorge Arigas, eleito o melhor jogador do Campeonato da CONCACAF, o habilidoso Diego Andrés Zuñiga e o goleiro Toruño são a espinha dorsal da boa seleção costa-riquenha que em novembro tentará repetir o bom desempenho no Mundial de Futsal. "Dedicamos esta classificação a toda a Costa Rica, às nossas famílias e ao treinador, que nos apoiou muito", afirmou Michel Córdoba após a classificação. "É uma alegria fazer parte desta equipe."

Destaques da atualidade
Jorge Arias, Jairo Jose Toruño, Diego Andres Zuñiga, Luis Alejandro Paniagua

Campanha nas eliminatórias
A Costa Rica começou com dificuldades no torneio continental. A equipe apenas empatou em 4 a 4 na estreia contra o México, mas derrotou a favorita Cuba por 2 a 1 no seu segundo jogo e terminou de forma excelente a fase de grupos ao golear São Cristóvão e Névis por 7 a 1. Após a vitória por 4 a 1 contra o Panamá nas semifinais, os costa-riquenhos superaram a anfitriã Guatemala por 3 a 2 para conseguirem o seu primeiro título desde o ano 2000.

O número
9 — Com apenas nove gols sofridos em cinco jogos, a Costa Rica teve a melhor defesa dentre as quatro seleções que se classificaram da CONCACAF. O goleiro Toruño foi eleito o melhor da sua posição no torneio.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário