Dr. Ciro Fontão de Souza, presidente da FPFS e chefe da delegação brasileira no Pré-Mundial, convocou, junto aos representantes das seleções sulamericanas, uma reunião onde se avançou no relançamento da proposta e do plano de trabalho visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. Mauricio Catelani (Argentina), José Luis Alder (Paraguai), Diego Morales (Colômbia), Julio Pastor (Perú) e Enrique Atiencia (Equador) foram alguns dos presentes.
A principal novidade é a fundação de uma associação denominada "Sonho Mundial" que dará um marco jurídico e organizativo aos esforços realizados nesse período.
A Venezuela, mediante a palavra do dirigente Rafael Almarza (Coordenador de Futsal da CONMEBOL) ofereceu-se como subsede da nova entidade, pois neste país existe uma grande abertura de incentivo financeiro. Brasil e Uruguai também manifestaram sua intenção de abrigar sedes da associação.
No encontro destacaram os êxitos conseguidos para que o futsal obtivesse reconhecimento como o único esporte desta natureza pelos Comitês Olímpicos nacionais e que foi incluído nos Jogos Odesur (Chile 2014 será a 4ª participação do futsal), Centro-americanos e Bolivarianos. Também destacou-se a confirmação do retorno da disciplina nos Jogos Panamericanos de 2015 com sede em Toronto (Canadá) onde participará com categorias tanto masculina quanto feminina.
O planejamento tem como objetivo fortalecer a divulgação internacional da campanha visando também à UEFA e a Confederação Asiática (AFC).
Os próximos encontros serão em Montevidéu (Uruguai), em maio, na reinauguração do Palácio Peñarol (seda da Libertadores 2013), em junho em Assunção (Paraguai), com o Sulamericano Feminino de Clubes e, em setembro, na Venezuela, durante a disputa da Copa América Sub-20.
Dr. Ciro agradeceu o apoio e a presença de todos e disse: "continuaremos levando essa bandeira pelo mundo para fortalecer cada vez mais o futsal e, finalmente, ingressarmos no programa dos Jogos Olímpicos."
O Sonho segue sua marcha.
*Com informações de Patricio Knaudt. Foto: Sebastián Larocca. - Pasión Futsal
Nenhum comentário:
Postar um comentário