quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Mundial de Futsal: Equipe: Guatemala
Guatemala (GUA)
Ontem
A Guatemala disputará a sua terceira Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Tailândia 2012, procurando manter uma firme evolução no torneio. A primeira participação da seleção centro-americana, como anfitriã da edição de 2000, terminou com uma avassaladora derrota diante do Brasil por 29 a 2, a qual ofuscou a histórica vitória sobre o Cazaquistão na partida anterior. Em 2008, porém, o desempenho foi bem diferente, com os guatemaltecos competindo de igual para igual contra adversários de relevo. Terceira colocada entre os cinco integrantes do grupo, a equipe deixou escapar por pouco a classificação para a segunda fase, mas voltou para casa com uma vitória por 1 a 0 sobre o Egito e uma goleada por 10 a 1 diante da China, terminando a competição com saldo positivo de cinco gols.
Hoje
Embora não tenha atravessado grandes dificuldades para garantir a vaga na Tailândia 2012, a Guatemala saiu decepcionada do Campeonato de Futsal da América do Norte, América Central e Caribe, disputado em julho, após não ter conseguido defender o título continental diante da própria torcida. A seleção de Eduardo Estrada entrou na competição como favorita e justificou a condição durante a fase de grupos e nas semifinais, mas uma derrota por 3 a 2 na decisão contra a Costa Rica lhe custou o troféu. Apesar disso, a campanha de quatro vitórias em cinco jogos, com 19 gols marcados e apenas nove sofridos, indica que os guatemaltecos estão mais do que prontos para o desafio mundial do próximo mês de novembro, na Ásia.
Amanhã
A Tailândia 2012 está sendo vista pela Guatemala como uma grande oportunidade para que a seleção se consolide como uma das potências do futebol na região. A criação da liga nacional de futsal em 2003 deu um impulso enorme ao esporte no país, mas Estrada sabe que apenas bons resultados dentro das quadras poderão manter esse ímpeto. "O impacto (da liga) é grande, mas tudo depende do desempenho da seleção", disse o técnico. "Ela despertou o interesse de muitos jovens, que já jogavam futsal e agora querem defender o país."
Destaques da atualidade
Alan Josue Aguilar, Humberto Armando Escobar, Jose Rafael Gonzalez
Campanha nas eliminatórias
A Guatemala passou pela fase de grupos do Campeonato de Futsal da América do Norte, América Central e Caribe com três vitórias consecutivas sobre Canadá (7 a 3), Panamá (5 a 2) e Estados Unidos (2 a 1). Após um triunfo tranquilo nas semifinais contra o México, por 3 a 0, a seleção de Estrada sucumbiu diante da Costa Rica, que ganhou a decisão por 3 a 2 e ergueu a taça.
O número
7.500 — Foram os espectadores que lotaram o Ginásio Poliesportivo da Cidade da Guatemala para apoiarem a seleção anfitriã, estabelecendo um novo recorde continental e comprovando a paixão dos guatemaltecos pelo futsal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário