terça-feira, 13 de novembro de 2012

Rússia busca revanche e recordes


Rússia busca revanche e recordes

A Rússia tem a melhor defesa da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 até o momento. O país do Leste Europeu não foi vazado nenhuma vez nos quatro jogos anteriores, contra Ilhas Salomão, Guatemala e Colômbia pela fase de grupos e República Tcheca pelas oitavas de final.

No entanto, nas quartas de final a missão é bem mais complicada. Isso porque o adversário da próxima quarta-feira é ninguém menos do que a poderosa Espanha, atual campeã europeia e vice-campeã mundial. Os espanhóis farão de tudo para encerrar a sequência de jogos sem sofrer gols da equipe de Nikolay Pereverzev, que vem desempenhando um importante papel na defesa russa.

"Merecemos não levar gols porque trabalhamos duro para isso", afirmou o jogador de 25 anos ao FIFA.com. "Quando não sofremos nenhum gol, isso significa que conseguiremos pelo menos um 0 a 0. Mas se aproveitarmos as nossas chances, podemos fazer 1 a 0, o que é o suficiente para nos levar à vitória." O técnico Sergey Skorovich concorda. "Obviamente que, como técnico, acho ótimo quando não levamos nenhum gol. Mas o nosso objetivo principal é vencer todos os jogos, não importa como."

Na quarta-feira, o treinador e a sua equipe farão mais uma tentativa para superar a Espanha. O saldo no confronto direto com a Fúria não é nada bom para os russos. Desde 1992, os dois países se enfrentaram 19 vezes e a seleção russa não ficou com a vitória em nenhuma ocasião. O último duelo aconteceu em fevereiro deste ano na final da Eurocopa, vencida pelos espanhóis por 3 a 1 após prorrogação.

"Existe uma rivalidade entre nós e a Espanha, já que as duas equipes querem ser a melhor", explicou Pereverzev. "Atualmente a Espanha está na frente, mas espero que consigamos melhorar essa situação na próxima partida."

"Fizemos uma partida muito equilibrada na final da Eurocopa e mereceríamos ter ficado com a vitória", prosseguiu o jogador, que já disputou dois Mundiais de futebol de salão. "Espero que deus tenha visto isso e que desta vez ele nos ajude. Um dia a Espanha precisa voltar a perder e espero que isso aconteça na quarta-feira."

O treinador russo também espera uma partida difícil contra os ibéricos. "Será um confronto complicado para as duas equipes", prognosticou Skorovich. "É uma reedição da final da Euro e tanto a Espanha quanto nós queremos vencer o jogo a qualquer custo. Acredito que os espanhóis são favoritos, mas faremos de tudo para tirá-los do trono."

Sem dúvidas, a forte defesa russa comandada por Pereverzev poderá ser essencial para definir o resultado da partida. Embora o jogador de 1,70 metro de altura tenha até marcado um gol no Mundial, ele considera que a sua função na equipe não é a mais espetacular. "Nem sempre é fácil manter o equilíbrio entre defesa e ataque", aponta. "Mas a minha tarefa é consertar os erros dos meus companheiros e promover a organização nas proximidades do nosso gol."

Respeito pela Espanha
Contra a Espanha, que já marcou 22 gols no torneio, certamente Pereverzev terá trabalho redobrado. "Acredito que todos os jogadores espanhóis merecem a nossa atenção", respondeu o russo. "Eles são um grupo muito sólido e perigoso. Não se trata tanto de talentos individuais."

Além disso, Pereverzev enxerga um certo perigo de que a sua equipe não esteja tão bem preparada quanto o oponente para enfrentar adversários de primeira linha. Enquanto a Espanha enfrentou o forte Irã logo na estreia, partida que terminou empatada em 2 a 2, a Rússia teve um caminho relativamente mais fácil para chegar às quartas de final. O fixo reconhece o salto na qualidade dos adversários. "Sim, poderia ser um problema porque precisamos passar de equipes como Ilhas Salomão e Guatemala para a Espanha", disse Pereverzev, que no Brasil 2008 ficou na quarta colocação. "Mas conhecemos muito bem o nosso próximo adversário e vamos lutar muito."

Embora mostre respeito pela Espanha nas suas declarações, Pereverzev e os seus companheiros estão determinados a colocar fim a duas séries positivas dos espanhóis. Por um lado, eles querem vencer a seleção espanhola pela primeira vez em 20 anos. Além disso, uma vitória também encerraria a série de 117 de invencibilidade da Fúria. Caso a Rússia siga sem levar gols na quarta-feira, as chances de conseguir essas façanhas certamente aumentarão muito.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário