Consolidar a vantagem inicial ou se recuperar de um tropeço serão as palavras de ordem do quarto dia de jogos da Tailândia 2012, quando a bola volta a rolar nos Grupos A e C. Brasil, Portugal e Tailândia já podem se classificar para as oitavas de final com uma rodada de antecedência caso vençam Líbia, Japão e Ucrânia, respectivamente. Já Paraguai e Costa Rica tentarão evitar que a seleção anfitriã dispare na classificação.
O jogo da rodada
Portugal x Japão (Nakhon Ratchasima, Ginásio Korat Chatchai, 19h)
Os portugueses, apontados como possíveis azarões antes do início do torneio, ratificaram essa condição na estreia com uma contundente goleada por 5 a 1 sobre a Líbia. Mesmo com os problemas físicos de Cardinal – autor de três dos cinco gols –, os lusos têm muitas opções de ataque com as quais contar, incluindo um jogador que conhece bem o próximo adversário. Ricardinho, que atua no futsal japonês, já avisou seus companheiros de que enfrentarão grandes atletas. "Eles têm um jogo muito rápido", disse.
O atual campeão asiático sem dúvida deu mostras contra o Brasil, no primeiro jogo, de ter a habilidade e a velocidade necessárias para atormentar qualquer defesa. O técnico espanhol dos nipônicos, Miguel Rodrigo, reafirmou seu compromisso de sair para o ataque mesmo diante dos adversários mais fortes. Já o treinador brasileiro Marcos Sorato avaliou que o placar da estreia foi elástico diante do futsal mostrado pelos japoneses.
Os outros destaques
O Brasil, por sua vez, enfrentará a Líbia. Mesmo sem Falcão, cuja participação no torneio está comprometida por uma contratura na panturrilha, a Seleção espera ter a força ofensiva necessária para derrotar os africanos e passar sem problemas para as oitavas.
Enquanto isso, em Bangcoc, a rodada começará com Paraguai e Costa Rica em quadra. Os sul-americanos esperam que Enmanuel Ayala, que fez três contra a Ucrânia, dê sequência a seu bom momento, enquanto Diego Zúñiga será fundamental para as esperanças do atual campeão da CONCACAF de somar seu primeiro ponto na competição.
No segundo jogo do dia na capital tailandesa, os donos da casa, animados pela apaixonada torcida local, terão pela frente os incansáveis ucranianos, que correram atrás do placar três vezes para arrancar um empate com o Paraguai.
Fique de olho
Definido como um "jogador brilhante" pelo técnico Victor Hermans antes do início do Mundial, o tailandês Suphawut Thueanklang mais do que justificou essas palavras ao assumir o protagonismo na vitória por 3 a 1 sobre a Costa Rica. O atleta de 23 anos deu uma grande assistência e ainda fez um golaço, e foi especialmente elogiado pelo técnico derrotado, Diego Solís. Na realidade, Thueanklang apenas deu sequência à fase que fez dele artilheiro empatado do Campeonato de Futsal da AFC. É ele a grande aposta da seleção anfitriã para alcançar seu objetivo declarado de chegar ao menos às quartas de final.
O número
50 – O jogo de estreia do Brasil foi seu 50º em Copas do Mundo de Futsal da FIFA. E o retrospecto da Seleção é bastante impressionante. Foram 42 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, com 326 gols a favor – média de 6,52 por jogo.
O que eles disseram
"Tenho total confiança de que podemos vencer a Líbia. Se não só mantivermos nosso desempenho no ataque, mas também nossa força na defesa, realmente acho que ganharemos", Marcos Sorato, o Pipoca, técnico do Brasil
A agenda
(Todos os jogos estão no horário local)
Paraguai x Costa Rica (Bangcoc, Ginásio Huamark, 17h)
Tailândia x Ucrânia (Bangcoc, Ginásio Huamark, 19h)
Portugal x Japão (Nakhon Ratchasima, Ginásio Korat Chatchai, 19h)
Brasil x Líbia (Nakhon Ratchasima, Ginásio Korat Chatchai, 21h)
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário