quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um sexteto com grandes ambições


Equipes


No dia 1º de novembro de 2012, quando for dado o pontapé inicial na Tailândia para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, seis seleções estarão estreando no torneio. Pela primeira vez na história, Colômbia, Kuwait, Marrocos, México, Panamá e Sérvia viajarão para o Mundial de Futsal, levando na bagagem o respeito dos adversários e muita confiança na empreitada.

"Na Tailândia, queremos evoluir como equipe e medir forças com as melhores seleções do mundo", conta o treinador do selecionado do Kuwait, Luis Fonseca, ao FIFA.com. "Se tivermos o desempenho ideal, poderemos enfrentar os adversários de igual para igual. Assim, talvez a equipe consiga até alcançar uma ou outra vitória na competição."

O sorteio foi generoso com a seleção do Golfo Pérsico, semifinalista do último Campeonato Asiático de Futsal. No Grupo E, o Kuwait terá pela frente Egito e República Tcheca, além da Sérvia, que também participará do Mundial pela primeira vez. Assim, sem nenhum franco favorito no grupo, a disputa pelas vagas para a segunda fase da competição estará em aberto.

Dupla sonha com as oitavas 
Por esse motivo, o capitão kuwaitiano Salem Aman alimenta esperanças com o Mundial sediado em Bangkok e Nakhon Ratchasima. "Após a preparação, com treinamentos na Espanha e a participação em um torneio no Vietnã, não tenho dúvidas que poderemos aprontar surpresas na Copa do Mundo de Futsal", acredita o jogador.

Os sérvios também esperam uma classificação para a segunda fase. Para isso, confiam no artilheiro Slobodan Rajčević, que confirmou ter faro de gol já nas eliminatórias, quando marcou cinco gols em cinco partidas.

"O nosso grupo é muito interessante, pois todos estão em um nível parecido", analisa o treinador da Sérvia, Aca Kovačević, para o FIFA.com. "A República Tcheca é um pouco favorita, pois sempre participa do Mundial e do Campeonato Europeu. Além disso, sabemos que o Kuwait e o Egito estão se preparando muito para a competição. Por isso, vamos ter de dar o máximo em cada partida para poder seguir no torneio."

Dois novatos enfrentando dois gigantes
O Grupo B também conta com dois estreantes: Panamá e Marrocos, que terão pela frente dificuldades bem maiores que os novatos do Grupo E. Espanha e Irã, duas grandes forças do futsal mundial, serão os adversários.

A Fúria tem no currículo seis títulos do Campeonato Europeu e dois Mundiais. O Irã, por sua vez, foi dez vezes campeão asiático a partir de 1999. Porém, na última edição do torneio continental, disputada em maio, os iranianos ficaram apenas em terceiro.

O treinador do Irã, Ali Sanou, não mostrou preocupações com as possíveis zebras ao analisar os adversários do grupo. "Estamos satisfeitos com a definição", declarou. "Queremos mostrar a nossa força no futsal internacional. Assim, com uma vitória sobre a Espanha, poderemos dar início a essa empreitada."

O grande desafio mexicano e as esperanças colombianas
O México, que terminou o Campeonato de Futsal da CONCACAF em terceiro após uma derrota para o Panamá, também terá dificuldades para brigar por uma vaga no Grupo D. Os astecas enfrentarão a Argentina, que venceu recentemente as eliminatórias sul-americanas, a Itália, terceira colocada no Mundial de 2008, e a Austrália, que mostrou evolução no Campeonato Asiático de Futsal de 2012.

Por isso, o treinador Ramón Raya tem se concentrado inteiramente nos próximos dois meses, durante os quais o selecionado mexicano tentará atingir a condição ideal para disputar a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA da história do país. "A partir de agora, temos de manter o foco nos próximos desafios e amistosos para viajar à Tailândia na melhor condição possível", declarou Raya após a classificação da equipe.

O mesmo vale para a Colômbia, que estará no Grupo F junto com Rússia, Ilhas Salomão e Guatemala. Após uma participação convincente nas eliminatórias sul-americanas, a equipe espera surpreender na Tailândia.

"Temos como objetivo a classificação para a segunda fase", revelou o treinador Osmar Fonnegra em entrevista ao FIFA.com. "Para um estreante, que corre por fora, isso pode soar pretensioso, mas não sei de nenhuma equipe que seja boa demais e repito: podemos chegar às oitavas e dar orgulho a este país."

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário