sábado, 13 de outubro de 2012

Mundial de Futsal: Equipes: América do Sul: Colômbia


Colômbia (COL)

Ontem
A seleção colombiana de futsal disputou a sua primeira partida oficial há menos de dez anos. Em agosto de 2003, os colombianos derrotaram a Bolívia por 5 a 2 na Copa América, iniciando com o pé direito a sua história. No entanto, depois de perder do Brasil por 5 a 3 em jogo muito disputado, a equipe foi eliminada logo ao término da primeira fase. No torneio continental há quatro anos, a Colômbia comemorou vitórias sobre Venezuela e Equador para ficar na quinta colocação. Mas a sua melhor colocação veio no ano passado, quando ficou invicta na primeira fase e só foi eliminada nas semifinais pela Argentina ao perder por 5 a 0. Na disputa do bronze, o país perdeu do Paraguai por 3 a 1.

Hoje
A Colômbia vem evoluindo na América do Sul. O crescimento da equipe do técnico Arney Fonnegra nos últimos anos foi constante, e sua primeira participação em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA não chega a ser surpresa. A seleção colombiana comprovou a sua força na Copa América 2011, quando superou na fase de grupos adversários como Paraguai e Uruguai.

Amanhã
A Colômbia conta com dois jogadores muito experientes, o goleiro Juan Lozano e Miguel Sierra, líderes da equipe comandada pelo técnico Fonnegra. Por sua vez, Angellot Caro e Andrés Camilo são jovens talentosos que deixaram claro com os seus gols nas eliminatórias que o futuro do país no futsal tem tudo para ser muito bom. Com cinco gols em seis partidas, Caro foi o artilheiro do selecionado colombiano. "Deixamos o Uruguai para trás, uma equipe que já se classificou três vezes para a Copa do Mundo e que conta com jogadores que atuam na Europa", afirmou Caro. "As chaves do nosso sucesso foram ordem, coragem e vontade de vencer."

Nomes e números
Destaques da atualidadeJuan Lozano, Miguel Sierra, Angellot Caro, Andrés Camilo

Campanha nas eliminatórias
A Colômbia ficou na primeira colocação do Grupo B após derrotar Uruguai (3 x 1), Paraguai (7 x 2) e Equador (5 x 0) e perder da Venezuela (5 x 4), garantindo assim vaga para a Tailândia 2012. Nas semifinais, o país foi derrotado pelo placar mínimo pela Argentina e, na disputa do bronze, perdeu do Brasil por 5 a 1.

O número
25,09 — A média de idade da Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012. O goleiro Lozano, de 29 anos, foi o jogador mais velho, enquanto Yefri Duque, de 20, foi o mais jovem.

Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário