quarta-feira, 4 de julho de 2012

Confira a entrevista do treinador Português José Gerardo


Confira a entrevista exclusiva feita pelo Futsal.press com treinador português José  Alberto Gerardo Rosa, 50 anos, nascido em Lisboa, Portugal, o treinador fala sobre sua carreira, sua metodologia e seus planos para o futuro.

Futsalpress - Como surgiu essa vontade para o esporte em especial o futsal?
José Gerardo - Na escola vivia em Lourenço Marques hoje Maputo em Moçambique e jogávamos muito futebol de salão, inclusive fazia parte dos conteúdos da disciplina de educação fisica. (vivi em moçambique desde 1962 ate 1977)

Futsalpress - Como jogador, você integrou grandes equipes de vários países, nos conte sobre isso?José Gerardo - Fui jogador de Hóquei em Patins e Hóquei em Campo, sempre fui goleiro, comecei a jogar com 6 anos em Moçambique, depois em 1977 cheguei a Portugal e fui jogar para o benfica onde joguei durante 6 anos, seguiu-se o Servette da Suiça e Belenenses, terminei a minha carreira cedo devido a lesões nos joelhos e tornozelos. Fui internacional por Portugal, fui cap. da selecção sub 21(Hóquei em Campo), futebol de salão, joguei sempre ao longo da minha vida os torneios de verão ate 1986.

Futsalpress - Na sua opinião quais os requisitos para ser um bom jogador de futsal?
José Gerardo - De uma forma genérica:- evoluido tecnicamente (condução, passe, recepção, drible, finta, remate)- evoluido taticamente (conceitos defensivos e ofensivos)- polivalente- capacidades de observação/analise e de iniciativa/decisão- inteligente/esperto- psicologicamente forte, solidário, comunicativo- capacidades motoras (resistência, força, flexibilidade, velocidade, impulsão, aceleração)- um centro de gravidade médio/baixo ajuda bastante
Futsalpress -  Você se realizou profissionalmente como jogador? E como foi essa passagem para se tornar um treinador tão conceituado no meio.José Gerardo - Comecei nos torneios de verão, depois no desporto escolar, passando depois pela a formação num clube, depois adjunto (auxiliar) e preparador físico até  chegar a treinador principal, fiz uma carreira de baixo para cima, importante é o estudo constante, para que, esteja sempre actualizado.

Futsalpress -  Hoje você comanda um o time da China, nos conte como foi sua adaptação e a convivência com a equipe e comissão.
José Gerardo - Foi muito dificil, foi o pais onde tive mais dificuldade na adaptação, língua, alimentação, cultura, filosofia desportiva e etc...

Futsalpress - Quem é o seu maior ídolo na função de treinador?
José Gerado - Não tenho um ídolo, tenho pessoas que respeito muito e tento tirar o máximo delas em vários contextos. (organização, metodologia, técnico/tático, físico, treino de baliza, psicologia, etc....)
futebol: (Monge da Silva; Pepe Guardioal e José Mourinho)
futsal: (Javier Lozano; José Venacio; Duda; Cesar Arcones; Fred Antunes; Marcelo Purific; Adil Amarante; Fernando Ferretti, Miltinho; Zego; Beto Aranha e Orlando Duarte com quem trabalhei durante 5 anos)
 Basquetebol: Phil Jackson

Futsalpress - O que precisa de ter um treinador para ter sucesso na carreira?
 José Gerardo - "vertentes que constituem o trabalho de um treinador nos dias de hoje, vão desde a gestão, á planificação, á metodologia e a liderança”

Para ser treinador não basta estudar e saber muito. É preciso ter determinadas qualidades humanas, características essenciais.“leitura do jogo, sabe motivar jogadores e comunicar com eles"

A minha metodologia treino resume-se “treinar a matriz de jogo”consiste em elaborar exercícios que reproduzam o jogo. Não separo o treino físico, do táctico, técnico e psicológico. Tudo é trabalhado ao mesmo tempo. 

Futsalpress -  Qual sua opinião sobre a campanha Futsal! Um sonho Olímpico idealizada em 2003 pelo Dr. Ciro Fontão,presidente da  Federação Paulista de Futsal.
José Gerardo - Acompanho desde o início, sou a favor desde o 1º dia, como eu costumo referir ontém já era tarde, aproveito para dar os parabéns ao Dr. Ciro Fontão e todo seu staff pelo trabalho que têm feito junto de clubes, federações e organizações para que o futsal venha a ser uma modalidade olímpica.

Futsalpress -  Qual é a importância da sua família na sua carreira?
José Gerardo - A família é a base de tudo na vida, é nosso equilíbrio

Futsalpress -  Como é o José Gerardo  fora das quadras? O que gosta de fazer nas horas de lazer?
José Gerardo - é uma pessoa simples e humilde, gosta de estar em casa, ler, ver jogos, ouvir musica, tv (noticias e filmes) e comer bem.





Futsalpress -  Quais seus planos e projetos para o futuro?
José Gerardo - O meu futuro passa pela Ásia, tenho contrato ate maio de 2015 com o meu actual clube, espero continuar depois dessa data na China ou em outro país asiático, mas é muito provável que continue na china e no meu actual clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário