A Tailândia é um dos destinos preferidos para turistas do mundo todo. Milhões de pessoas visitam o país do Sudeste Asiático a cada ano, atraídos pelas belíssimas ilhas e por uma rica cultura do norte ao sul do país. Para a brasileira Stefania Vieira de Lacerda, a realização da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012 em solo tailandês foi a razão perfeita para viajar mais de 10 mil quilômetros e trabalhar como voluntária no torneio, que reúne 24 seleções em busca da supremacia no futsal mundial.
Stefania não é uma novata em torneios da FIFA. Ela trabalhou como voluntária pela primeira vez na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008. Dois anos depois, foi à África do Sul para auxiliar nas atividades da Copa do Mundo da FIFA 2010. Mas isso não é tudo: ao conversar com o FIFA.com, a brasileira revelou que dedica boa parte do seu tempo à participação em eventos esportivos ao redor do globo.
Embora a Tailândia seja distante da sua terra natal, nada deteve Stefania na empreitada até Bangcoc. "Eu precisava fazer parte deste evento, depois de participar do mesmo campeonato há quatro anos, no Brasil," conta. "Foi maravilhoso vir aqui."
O esporte é um tema especial para Stefania. Estudante de Marketing Esportivo, Administração e Direito, ela entende que o trabalho como voluntária é uma boa maneira de adquirir experiência no seu campo profissional antes da formatura. "Estudo este assunto, e o meu curso faz parte de um projeto conjunto entre a FIFA/CIES e a minha universidade", explica a brasileira. "É uma oportunidade fantástica para eu ver de perto o que significa fazer parte de eventos como estes e conhecer pessoas que trabalham na área."
"Acho que foi realmente benéfico para mim", prossegue a estudante, apaixonada por esportes. "Fui voluntária no Brasil 2008 e na África do Sul 2010 e estive também na Polônia para a Euro 2012. Tudo isso será ótimo para que eu faça um bom trabalho na Tailândia."
Lembranças inesquecíveis
Stefania guarda ótimas recordações da sua participação na África do Sul 2010, onde teve a sorte de trabalhar na grande decisão do torneio, entre Holanda e Espanha. "Não há palavras que descrevam como me senti na África do Sul 2010", conta. "Foi simplesmente incrível estar no maior espetáculo do futebol mundial, e o Mundial foi fantástico. Trabalhei dentro dos estádios como recepcionista e tive a chance de estar na final. Definitivamente, um torneio inesquecível."
Stefania faz questão de agradecer aos pais, que pagaram a sua passagem e hospedagem nesta viagem à Tailândia. "Pedi ajuda aos familiares para estar aqui e eles cobriram os gastos da minha viagem e hospedagem. A minha família me ajudou muito."
Enquanto aguarda o começo do torneio, na próxima quinta-feira, a brasileira torce para que a sua seleção conquiste pela quinta vez a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. "Guardo ótimas lembranças da última Copa", recorda. "Tudo foi ótimo, mas o melhor foi ver o Brasil ser campeão. Vou torcer e espero que possamos repetir o sucesso de quatro anos atrás." Ganhando o Brasil ou não, uma coisa é certa: Stefania Lacerda vai aproveitar ao máximo a viagem à Tailândia.
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário