1.722
Antes do início da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, lembramos alguns dos números mais importantes da história do torneio. O Brasil, como não poderia deixar de ser, é um dos destaques.
gols foram marcados nas seis edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, 387 dos quais no Brasil 2008, torneio com o maior número de tentos da história da competição.
43
gols fazem de Manoel Tobias o maior artilheiro da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O craque brasileiro também jogou mais partidas do torneio (31) do que qualquer outro jogador. Porém, ambos os recordes estão ameaçados na Tailândia 2012 por um compatriota. Falcão está a apenas nove gols de igualar a marca do artilheiro. Além disso, superará o número de jogos de Tobias se o Brasil chegar à semifinal.
33
gols foram marcados por Rússia e Ilhas Salomão no jogo com mais bolas na rede na história da competição, realizado no Mundial de 2008. Infelizmente para o selecionado da Oceania, 31 deles foram anotados pelos russos. O jogador Pula marcou nove, estabelecendo o recorde de gols de um mesmo jogador na mesma partida.
24
seleções participarão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, o maior número da história do torneio. No entanto, haverá quatro jogos a menos do que em 2008, quando uma segunda fase de grupos garantiu que as 20 equipes disputassem um total de 56 jogos. Nesta edição, a segunda fase é disputado em mata-matas diretos, com oitavas de final, quartas, semis e final.
15
anos e dois meses foi a idade com que Ricardinho tornou-se o atleta mais jovem a jogar e fazer gol na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Isso foi em 2000. Doze anos depois, o mesmo jogador estará de volta à competição, desta vez como um dos integrantes mais experientes da seleção de Portugal. Por sua vez, o japonês Satoru Noda é o jogador mais velho da história do torneio, embora o recorde de 44 anos e nove meses deva ser batido na Tailândia 2012 pelo compatriota Kazu Miura, ex-craque de Santos e Coritiba, que comemorou o aniversário de 45 anos há oito meses.
12
jogadores participaram tanto da Copa do Mundo de Futsal da FIFA quanto da Copa do Mundo da FIFA, e três deles — Lakhdar Belloumi, da Argélia, Brian Laudrup, da Dinamarca, e Bruce Murray, dos EUA — balançaram as redes em ambas.
6
nações farão as suas estreias na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012: Colômbia, Kuwait, Marrocos, México, Panamá e Sérvia. O sexteto vai elevar a 43 o número de equipes que já competiram no torneio, com Argentina, Brasil e Espanha sendo as únicas que estiveram presentes em todas as sete edições.
5
das seis Bolas de Ouro da adidas entregues ao melhor jogador do torneio foram parar nas mãos de brasileiros. Falcão e Manoel Tobias ganharam duas vezes após Jorginho levar o troféu em 1992. A única exceção à regra é o treinador da Tailândia, o holandês Victor Hermans, cujo desempenho em casa com a seleção da Holanda o coroou como melhor jogador da edição de 1989.
4
Copas do Mundo de Futsal da FIFA foram vencidas pelo Brasil, que triunfou em 1989, 1992, 1996 e 2008. A seleção também ganhou mais partidas (41) do que qualquer outra, com a Espanha — campeã das outras duas edições — como principal concorrente (36). No entanto, os espanhóis estão bem atrás no quesito artilharia, com os seus 196 gols a uma distância colossal dos 322 tentos anotados pelo Brasil.
Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário