sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Profº Fabiano faz uma retrospectiva de 2011, fala sobre seus planos e sonhos para o futuro


Profº Fabiano faz uma retrospectiva de 2011 e fala sobre sua nova equipe e suas metas e sonhos para o futuro.

 


Gostaria que você fizesse um retrospecto desse ano de 2011?
Segundo Prof. Fabiano Silva, o ano de 2011 profissionalmente foi um ano muito interessante e proveitoso, pois iniciou-se o trabalho no Gazin/Oi/Penalty – Umuarama Futsal em uma Comissão Técnica reformulada em relação a temporada de 2010, com a chegada de alguns membros, tais como o Prof. Fernando Malafaia, treinador da equipe em 2011, Anderson Gaspareto (Gaspar), treinador de goleiros e o Supervisor Técnico Neomar Aimi (Gringo) formando um grupo muito forte de trabalho. Iniciamos o período competitivo com uma pré-temporada bem planejada e executada dentro dos microciclos de treinamento determinados. Em meados de Abril iniciou o período competitivo, primeiramente com a Liga Nacional, onde obtivemos a classificação para a segunda fase com antecedência e tivemos uma boa participação na segunda em um grupo muito forte (Corinthians, ACBF e Peixe/Mazza), mas não conseguimos a classificação na fase seguinte da competição. Em maio fomos representar o pais, juntamente com a A.C.B.F. –RS, na Copa Libertadores da América de Clubes (a segunda participação de Fabiano Silva na competição), em Encarnacion-PY e alcançamos o 3º Lugar, posição inédita para o Umuarama Futsal. Em julho iniciamos nossa participação na segunda fase do campeonato paranaense de futsal, terminado a fase em 1º lugar na classificação geral, chegamos até a fase semi-final e concluimos a competição em 3º lugar. Um dos vários objetivos traçados pela diretoria e comissão técnica foi alcançado com êxito em novembro, na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (divisão B), conquistando o ascenção a divisão Especial e por consequência o título do mesmo. 

Em relação a preparação física, resultados muito positivos, pois tivemos um numero muito pequeno de lesões (musculares), somente uma (01) de um grau mais elevado e poucas outras microlesões, onde não se perdeu atletas na grande maioria dos jogos, finalizando a temporada sem nenhum atleta no departamento fisioterápico da equipe e aptos a iniciarem o ano seguinte em condições ideais para a pratica do esporte.

Analisando todas as fases e competições, Fabiano Silva resume como um ano que faltou pouco para obtenção de todos os objetivos, chegando muito perto em todos, a certeza de um trabalho bem planejado e executado e oportunidades que se abriram para novos trabalhos.



Fale sobre sua experiência no Gazin,  a convivência com a equipe e membros da comissão técnica.
A experiência no Gazin/OI/Penalty foi de grande valia. Nestas duas temporadas que fiquei nesta equipe acredito que pude contribuir da melhor forma possível com meus métodos de trabalho, com idéias para a melhora do projeto do Umuarama, com a satisfação de estar a frente da preparação física dessa grande equipe do futsal do Brasil, que tem uma torcida fanática e sempre respeitadora com o meu trabalho, com a certeza do dever cumprido e também das portas abertas para um retorno no futuro.

Os dois anos de trabalho nesta equipe tenho a certeza de ter feito além de uma convivência maravilhosa com a equipe toda, cito, diretores, supervisores, comissões técnicas e diversos atletas, acredito que consegui fazer um numero grande de amigos, que por onde a gente se encontrar, seja nos enfrentamentos, seja na mesma equipe, teremos a relação cada vez mais fortalecida pelo companheirismo e pela amizade.


Que experiência você tira de cada trabalho?
A cada clube que passo sempre tiro ou levo algo de novo, alguma experiência nova. No Umuarama Futsal não foi diferente, obtive diversos conhecimentos e aprendizagens, ora positivas, ora negativas.


Fale sobre o trabalho como personal
Muito antes de pensar em ingressar na área de preparação física já trabalhava na área de personal trainer. Ao passar dos anos, a necessidade de novas informações, interesse em novos conhecimentos, uma pós-graduação na área de fisiologia do exercício e a entrada no setor de preparação física fortaleceu e melhorou a prescrição e aplicação de treinamentos personalizados. Apesar de não poder ter um número grande de clientes atualmente devido ao compromisso principal ser com a equipe onde sou contratado, é um mercado da Educação Física que gosto muito de explorar podendo contribuir com o conhecimento e aplicação de treinamentos em pessoas que procuram o serviço.


Gostaria que falasse como foi a negociação para outro clube?
Na verdade, desde setembro de 2011 começaram algumas conversas com equipes de elite do futsal do Brasil, o que é absolutamente normal no esporte de alto rendimento. No final de mês de novembro, mais precisamente ao final das competições nacionais e estaduais se acentuam esses contatos e foi assim que aconteceu comigo. Foram quatro equipes conversando quase que simultaneamente, sempre com respeito a todas, ouvindo, analisando as propostas. Em uma semana decisiva das negociações não se teve mais tempo e tive que dar uma resposta definitiva, onde acabei aceitando o convite e a proposta de um grande clube do Brasil que esta retornando ao Futsal no ano de 2012, que é o Sport Club Internacional de Porto Alegre-RS.


Como é essa nova equipe que você irá atuar?
Em se tratando de Inter, não tem muito o que falar, pois se trata de uma potencia do futebol brasileiro e mundial. O que posso colocar é que será um desafio muito grande, de uma responsabilidade maior ainda. Posso afirmar aqui, que a parceria com os demais membros da equipe de trabalho será forte, começando pelo competente e grande vencedor Jarico, que estará a frente da equipe como treinador, do Renato Lopes (Supervisor), o Luciano (Preparador de Goleiros) e dos outros membros diretivos e de comissão técnica. Posso dizer ao torcedor do Inter que iremos fazer nosso trabalho com muita dedicação, seriedade, profissionalismo e com paixão pela função que iremos executar, buscando sempre as vitórias e por consequências os títulos que disputaremos.


Como será seu trabalho nessa nova equipe?
O trabalho será como nas outras equipes que passei, claro que com um amadurecimento maior agora por ter estado em outras 3 equipes anteriormente, com um experiência em campeonatos internacionais e ligas nacionais, assim como em estaduais, sempre atento as evoluções do setor de prep. Física, preparado para estar a frente de uma grande equipe formada por profissionais renomados, mas ciente e tranquilo da função que terei que desempenhar.


Você vai continuar com os trabalhos de personal?
Dentro das possibilidades, da disponibilidade de tempo e locais de trabalho gostaria sim de dar continuidade a essa função, mas vai depender do andamento do trabalho na equipe.


Seus planos e projetos para 2012?
Os planos e projetos são os melhores possíveis. Realizar um ótimo trabalho, com equilíbrio e serenidade; alcançar os objetivos traçados pelo Clube; projeção dentro da função; obtenção de reconhecimento por parte de meus colegas de comissão técnica, direção e do grupo de atletas; enfim, seguir a linha de conduta, sempre agregando situações novas e alcançando os objetivos traçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário